Uma pesquisa realizada pela IBM com 700 profissionais de compras mostra uma tendência que vem se confirmando nos últimos anos: as novas gerações estão alterando a maneira como o mercado de compras corporativas se comporta.
Segundo Carolyn Baird, executiva da IBM e líder da pesquisa, os profissionais de compras e vendas precisa se atentar às tendências que os mais jovens vem trazendo. “Os millenials pesquisam muito na hora da compra, e grande parte desse processo é no ambiente digital. No caso do B2B, o que eles querem é se conectar com pessoas do mesmo ambiente de trabalho”, completa.
Isso reflete nas preferências dos mais novos inclusive para as compras corporativas, já que eles preferem uma abordagem parecida com a utilizada no mercado B2C. De acordo com a pesquisa, 69% dos millenials se encontram presencialmente na hora das compras, mas preferem meios como e-mail ou telefone.
Outra constatação interessante é a influência das novas gerações no “boca a boca” digital. De acordo com a pesquisa, as novas gerações são mais passíveis de usar a internet para recomendar um bom serviço ou indicar empresas que atuem no B2B. Entretanto, esse comportamento é mais controlado quando o cenário é de críticas às empresas.
O que podemos observar nessa pesquisa é que as empresas e os responsáveis por compras e vendas corporativas precisam estar atento aos hábitos das novas gerações, principalmente na hora de criar estratégias que sejam úteis e tragam resultados para os negócios.
E você, já está de olho nas novas gerações no mercado B2B?
Fonte: CIO Magazine