Superando a crise: é possível melhorar o processo de compras por meio da tecnologia? (parte 2)

Dando continuidade ao tema da tecnologia no processo de compras, trazemos hoje a segunda parte do post!

No primeiro post falamos sobre como o mercado de compras corporativas está se alterando bastante nos últimos anos, principalmente com a introdução dos e-commerces no processo de vendas. Além disso, o cenário vem sendo afetado pela crise econômica, especialmente na economia brasileira.

Mas a pergunta é: como solucionar esses problemas que afetam diretamente os profissionais de compras? A resposta não é fácil, mas pode ser encontrada pelas empresas que necessitam de soluções.

Primeiramente, é importante analisarmos qual o perfil atual dos envolvidos nas compras B2B. Como já falamos anteriormente por aqui, o Google, em parceria com o instituto Millward Brown Digital, revelou que a procura por vendas B2B alcançou o número de 46% em 2014. Isso mostra como a Geração Y causa um impacto cada vez maior na vida corporativa e no andamento das empresas em geral.

Nesse sentido, é importante analisar como a abordagem de vendas das empresas está sendo feita. Com a renovação dos funcionários, fica mais evidente que o uso de tecnologia e linguagens correspondentes aos mais jovens se torna primordial para as empresas com foco no B2B.

Outro ponto importante para superar a crise: investir em soluções tecnológicas. Isso pode até ter um custo a curto prazo, mas a longo prazo traz muitos benefícios, já que a automatização de funções na hora das compras agiliza o trabalho e economiza tempo.

Informatizar o processo de compras e trazer conceitos inovadores como o e-procurement e Big Data para dentro das empresas também é um grande passo em direção à inovação e ideias transformadoras.

Por fim, podemos dizer que a imagem de um setor de compras “tradicional” está acabando e agora é preciso se adaptar para que as vendas não sejam afetadas e o trabalho dos profissionais continue relevante para o mercado.

O sistema do CorporativoSupply auxilia na seleção de produtos, trazendo variedade de materiais para escritório e facilitando as compras rotineiras!

E você, tem outras soluções para os períodos de crise? Qual a sua opinião sobre o tema?

 

Leave a reply