Já falamos por aqui como a crise está trazendo muitas dificuldades às empresas brasileiras como um todo. A economia tem sido uma pedra no sapato para quem não procura soluções diferentes, inclusive servindo como tema para um post especial (veja a parte 1 e a parte 2) aqui no nosso blog.
Entretanto, além da crise e da desconfiança do mercado, outro problema que atinge os empresários é o custo operacional de um negócio. O custo operacional, por definição, é o que a empresa precisa arcar para que possa ter seu funcionamento pleno sem nenhum problema de ordem financeira ou judicial, cumprindo com todas as responsabilidades com os envolvidos na empresa.
Quando falamos no cenário de negócios no Brasil, esse custo aumenta consideravelmente. O país é um dos que mais cobram impostos, que nem sempre retornam para a economia de maneira bem aplicada. Além disso, existem os custos com os colaboradores e que são garantidos por lei.
Uma forma de aliviar o alto custo operacional brasileiro é utilizar serviços que reduzam o “esforço” da sua empresa. Por exemplo, na hora das compras entre empresas, uma opção que faça o corte de etapas é fundamental. Imagine comprar diretamente sem necessitar de longas intermediações e um número alto de profissionais.
Nesse sentido, o e-procurement entra como ótima opção de economia e redução do custo operacional. Com um sistema em ambiente digital, o processo fica mais rápido e ocorre de forma mais simplificada. E é nesta simplificação que mora o segredo, pois muitos dos custos operacionais que uma processo tradicional de compras traria são cortados.
O e-procurent, inclusive, já vem sendo utilizado em vários países ao redor do mundo. Na Irlanda, um dos países com o maior índice de uso no mundo, quase metade das empresas (43%) utiliza o e-procurement ou alguma solução como forma de redução de custos. No Brasil esse índice ainda é muito pequeno, ficando atrás de países como Grécia e Itália.
Trazer sua empresa para esse ambiente é essencial para uma redução de custo operacional. A CorporativoSupply, através de seu CRM, simplifica a compra de suprimentos para todos os setores da empresa.