Usando a sustentabilidade para acabar com o desperdício

Um dos maiores problemas com gastos que as empresas enfrentam é a questão do desperdício, seja de materiais, energia, telefonia, limpeza e até água. Identificar o que causa este desperdício é fundamental para reajustar a gestão de gastos da empresa e começar a obter lucros em cima disso.

Uma alternativa para evitar o desperdício e reduzir gastos com diversos serviços é promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na administração do seu negócio. Reutilizar materiais, economizar energia, água, produtos de higiene e limpeza que poluem o meio ambiente quando são desperdiçados.

Quando o consumo de materiais excede o necessário é porque alguma coisa está errada, alguém está utilizando além do que é previsto, e qual será o motivo desse tipo de situação acontecer?

Em algumas situações, o problema está no estoque. Com produtos de limpeza, por exemplo, muitas vezes, o funcionário responsável por este setor, acaba usando em excesso o que tem guardado ou aplicando erroneamente, desperdiçando.

Para evitar que alguns desperdícios desnecessários aconteçam, algumas atitudes precisam ser tomadas e podem ser até ações simples, mas que farão a diferença.

Seja sustentável e pense no meio ambiente. Reduzir os gastos com água e energia não farão bem somente a você e a sua empresa. Pequenas ações como consertar vazamentos, reutilizar água da chuva, utilizar equipamentos vaporizantes para a limpeza. Parecem coisas pequenas, mas farão diferença, na hora de fechar as contas do seu negócio, pois, já pensou quantos litros de água são desperdiçados por mês? A competitividade está diretamente ligada ao custo de produção. Economizar energia com medidas simples, como desligar o monitor do computador e não deixar os aparelhos eletroeletrônicos em standy by. Desligar lâmpadas quando ninguém estiver no ambiente, Estes custos podem parecer pequenos, mas somados no final do mês, certamente tem grande impacto no faturamento da empresa.

Comece a prestar atenção em tudo o que você e todos os membros da empresa fazem, desde a hora que chegam, até a hora que saem. Durante um dia de trabalho todos possuem um planejamento de atividades, e é preciso averiguar se elas estão sendo cumpridas. Ajuste processos para uma operação mais enxuta e consciente, análise, também, quais atividades podem ser feitas em paralelo, pra reduzir o tempo total de processamento, organize o tempo para que todos sejam produtivos, desperdício de tempo também é desperdício de dinheiro. Use de um planejamento mais visual, que a CorporaticoSupply oferece em seus relatórios como uma oportunidade de real adequação ao dia a dia de uma empresa mais consciente.

Passar a utilizar de uma gestão de gastos sustentável pode trazer benefícios para a empresa muito além da redução dos custos e do desperdício. Empresas sustentáveis geram diferencial e maior visibilidade no mercado!

Que tal passar a repensar a sua forma de gestão?

trequinho

Leave a reply