Quando se está sobre o comando de um negócio, é preciso ter controle de como as coisas estão acontecendo, a forma como ele está sendo gerido, o que está dando prejuízo, o que está dando lucro, o que precisa mudar, o que pode manter e, assim, tornar os objetivos da empresa alcançáveis e cumprir a estratégia.
Uma ótima forma para atingir esse controle, é por meio de indicadores de desempenho. Estes são, métricas quantitativas que remetem a performance de uma organização. Geralmente, são conhecidos por KPIs, sigla em inglês para Key Performance Indicators.
Está técnica é muito utilizada por executivos e diretores pois facilita a comunicação estratégica e o desenvolvimento da empresa com o restante dos colaboradores e funcionários. Assim, todos os empregados passam a conhecer e se envolver na missão da organização, corporação ou empresa, trabalhando com foco nas estratégias estabelecidas pelo dirigente da empresa.
Quando percebe-se, através desses indicadores, que alguns objetivos não estão sendo atingidos devido a alguma atitude incorreta, chega a hora de tomar decisões diferentes que visem melhorar esses resultados.
Para que esses KPIs sejam eficientes, eles devem estar inseridos em algumas características principais.
Devem refletir direcionadores de valor estratégico. Estes valores representam atividades que se executadas corretamente garantem o sucesso da empresa. Estes direcionadores levam a empresa para a direção correta, em frente para alcançar seus objetivos organizacionais e resultados financeiros. Alguns exemplos de direcionadores de valor são: “alta satisfação do cliente” ou “excelência na qualidade de um produto”.
Precisam ser definidos em reuniões de planejamento. Os executivos da empresa, devem determinar o direcionamento dos indicadores com base no planejamento estratégico definido, a curto, médio e longo prazo. Assim, será concretizado a forma como se quer mensurar o desempenho organizacional da empresa.
A empresa toda deve estar ciente dos valores definidos. Quando todos os responsáveis por equipe de funcionários conhece quais são os valores definidos pela empresa e quais serão levados em consideração pelos indicadores, deve repassar isso para toda a equipe, ocorrendo um efeito cascata e todos se tornam alinhados pelo mesmo objetivo estratégico.
E, devem ser criados em coletivo e recompensados. Estes valores devem visar melhoria conjunta, pois serão postos em pratica por um coletivo de pessoas e, não, isoladamente. Quando os objetivos estão alinhados os KPIs apresentam indicadores melhores, pois estão todos trabalhando pelos mesmos objetivos. E, quando esses objetivos forem atingidos, motivar os funcionários com alguma recompensa atrelada é fundamental para que eles continuem nesse caminho.
Realizar uma correta análise e compreensão, tanto das métricas quanto dos KPIs, é um passo fundamental para uma tomada de decisões a respeito de o que deve ser mantido e mudado na gestão da empresa.
E você, como tem lidado com os resultados do seus indicadores?