Quando pensamos em todos os fatores que envolvem uma empresa, podemos perceber que muitos custos estão envolvidos, existem os custos fixos e os variáveis, o custo de produção, de armazenamento, de manutenção do estoque, dentre muitos outros.
E, para aumentar os lucros e melhorar a produtividade, os gerentes dos negócios estão sempre em busca de métodos e formas para reduzir os custos que são desnecessários.
Formas de gestão estão a disposição para que o administrador do negócio consiga reduzir estes custos ao máximo. Uma filosofia de gestão focada nos desperdícios que pode ser um grande diferencial para as empresas, é a Lean Manufacturing ou Sistema Toyota de Produção.
Este método foca nos sete tipos de desperdícios, que são: super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Quando reduz estes desperdícios para o mínimo, a qualidade tende a melhorar e o tempo e custo de produção diminuir.
O Lean Manufacturing possui alguns pontos chaves que o caraterizam.
Qualidade total imediata, reduzir os defeitos ao “zero”, e detectar as soluções dos problemas em sua origem.
Minimização do desperdício, eliminar todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).
Melhoria contínua, estar sempre atento à redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação.
Processos “pull”, os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção.
Flexibilidade, passar a produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção.
Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação.
Para que este método seja efetivo e comece a reduzir os gastos desnecessários da empresa, é preciso estar atento aos processos do dia-a-dia da empresa, sempre em busca de melhoria contínua e entender que o Lean Manufacturing deve ser parte da cultura da organização.
Além disso, idealmente, este conceito deve ser aplicado em todas as áreas da empresa, como vendas, compras, finanças e recursos humanos, sempre priorizando em qual área existe maior desperdício e oferecendo-lhe oportunidades de melhoria com impactos substanciais sobre o seu negócio.
Sua empresa está preparada para mudar a forma de gestão, evitando o desperdício e assim reduzir custos?