Strategic Sourcing aplicado ao setor de suprimentos da organização

O termo Strategic Sourcing, em sua tradução para o português, tem como significado “procura estratégica“. É um processo aplicado ao setor de suprimentos de uma empresa, conduzindo os compradores a especialização de um determinado grupo de produtos e realizem procedimentos com maior eficiência perante eles.

Com uma análise mais profunda, é possível verificar o custo total de compras da família do material adquirido, mapeando as particularidades do mesmo, assim como da qualidade do serviço prestado e a relação dos itens com o mercado (disponibilidade, preço, prazos, entre outros).

Esse processo permite ao profissional de compras identificar vários pontos e indicadores que viabilizem o que pesa no custo final do produto, além de outros custos que também possam influenciar perante as escolhas realizadas. Alguns procedimentos mais usuais para o Strategic Sourcing e sua adoção podem ser descritos por:

  • Divisão do setor de compras de acordo com família dos itens ou serviços a serem adquiridos;
  • Definição de estratégia a ser utilizada com os fornecedores conforme o segmento;
  • Análise das forças e fraquezas que influenciam compradores e fornecedores dentro da estratégia de negociação;
  • Acompanhamento e monitoramento da estratégia adotada na busca da melhoria contínua;
  • Gestão da demanda por produtos, controlando o consumo de bens e serviços regularmente, minimizando excessos e distribuindo aquisições.

 

Se você ainda não conhece o ambiente on-line do CorporativoSupply, cadastre-se gratuitamente e confira uma fonte de apoio para adoção de sua estratégia de compras.

Leave a reply