Empresas que operam com manufaturas tem como fator de grande importância a presença do setor e de profissionais responsáveis pelo PCP (Planejamento e Controle de Produção). É de sua responsabilidade lidar com todo o processo no ciclo produtivo, assim como as complexidades originárias do mesmo.
Dentre as responsabilidades do PCP, o mesmo assume uma dupla função: responsabilidade sobre o planejamento e responsabilidade sobre o ciclo produtivo de materiais propriamente dito. Neste sentido, o profissional de compras deve conhecer o funcionamento do PCP, estando diretamente ligado no processo de requisição de materiais, respondendo ao setor com maior agilidade possível, viabilizando a continuidade sem maiores problemas da produção na empresa. Tudo isso perante o repasse de informações e uma análise realizada do Planejamento e Controle de Produção.
Deste modo, o PCP se faz presente em todo o processo produtivo, seja no planejamento e na programação do desenvolvimento do produto, mantendo o controle e organização dentro do esperado, seja no pré e pós processo de produção, analisando os resultados obtidos e focando nas possíveis melhorias para os processos e operações, apresentando assim, uma de suas principais características: o trabalho constante com diversas informações.