Em muitos artigos, nós já enfatizamos que o setor de compras deixou de ser apenas tático e mecânico para ser proativo e estratégico. No entanto, muitas empresas ainda estão no começo ou não necessariamente necessitam e um setor de compras exclusivo devido ao core business de seu próprio negócio. Por isso faz-se a necessidade do uso de estratégias organizacionais no processo de compras, para que otimize o tempo gasto com as compras e se possa focar em seu negócio.
O surgimento da crise do petróleo de 1973-1974 foi marcante para a atuação do compras, devido à redução de matéria-prima no cenário mundial. Tal fato, demandou do Compras uma atitude mais ativa para o suprimento das necessidades internas das empresas. Hoje o cenário também é de crise, e as novas formas de gerenciamento da produção, como Just In Time (JIT), Gerenciamento pela Qualidade Total, dentre outras práticas buscam a redução de custos mediante às necessidades.
Colaboradores como parte do processo
Essa nova postura do processo de compras demanda novas habilidades do pessoal envolvido, a fim de corresponder às altas responsabilidades dessa área. Dentre essas, destacamos:
Habilidades analíticas financeiras, desenvolvimento de relacionamento e habilidades contratuais, gerência de projetos e desenvolvimento de estratégias e negociação.
Influência dos conceitos de gestão
Através do uso de estratégias organizacionais, o setor de compras começa a se obter de vantagens competitivas para a sua empresa, alavancando assim a lucratividade. Uma vez que a aquisição de produtos, dependendo do ramo do negócio, pode chegar a 50% das receitas brutas, segundo Martins et al.(2006). Portanto pequenos ganhos são sempre advindos das estratégias, são sempre bem-vindos.
Compre Bem
O planejamento é altamente importante para organização, possibilitando maior controle sobre todas as situações, incluindo as estratégicas de decisões atuais e futuras sobre a gestão de compras, sempre alinhadas ao plano estratégico corporativo.
“comprar bem é um dos meios que a empresa deve usar para reduzir custos”. (DIAS: 2008, p. 260)
“Uma definição bem conhecida dos objetivos de compras é: comprar a qualidade de material correta, no tempo certo, na quantidade exata, da fonte certa, ao preço adequado.” (BAILY, 2000, p.31)
A continuidade do abastecimento na quantidade e qualidade compatíveis com o processo produtivo, a fim de atender as necessidades do dia a dia da empresa, ou escritório.
Existem certos mandamentos que definem como comprar bem e que incluem verificação de prazos, preços, qualidade e volume. Além da inclusão de novos processos como o enxugamento do processo de cotação escolhendo um único fornecedor e a otimização de fluxo logístico. Por estes motivos, a automação de compras mensais, é a melhor alternativa para um melhor gerenciamento, e para que você possa se focar no seu negócio. Além do fato que a fidelidade à um único fornecedor permite melhores condições de negociação.
Como vamos te ajudar?
O CorporativoSupply é um e-commerce B2B, com um mix de produtos variados. Estamos prontos para automatizar e otimizar o processo de compras de sua empresa, assim como a gestão e logística dos mesmos. Entre em contato conosco.
Faça seu cadastro gratuito e conte com um mix variado de produtos que engloba o fornecimento de um enorme mix de produtos, como: Materiais de Escritório, Materiais de Higiene e Limpeza, Copa e Cozinha, Suprimentos e Acessórios de Informática, Telefonia, E.P.I e muito mais. Através de um contrato mensal, a sua empresa tem o processo de compras automatizado.