A contabilidade enxuta também tem uma nova forma de informar os resultados financeiros. O tradicional demonstrativo fora substituído por um sistema mais simples que pode ser calculado e apurado em espaços de tempo mais curtos, mostrando os ganhos obtidos pela produção enxuta.
Ferramenta Box Score
Uma das ferramentas para tal dimensionamento é o Box Score, um quadro que fornece o fluxo do valor com uma visão sumária de dado desempenho. Este é constituído por três partes: indicadores de desempenho, indicadores de recursos de capacidade e indicadores financeiros. Este recurso permite que se observe como foram as semanas, e se analise quais foram os erros e os acertos para que se possa planejar um futuro mais assertivo com a equipe, sempre tendo como base os pilares e princípios da cultura enxuta. Uma proposta acoplada a este recurso, pode ser a diminuição do número de departamentos e começar a dividir a organização por fluxos de valor, tendo assim poucos centros de custo por fluxo de valor.
Como tratar os custos e determinar o valor?
Muitos acreditam que conhecem precisamente os custos de seus produtos, no entanto, em organizações enxutas a decisão final de preços não se baseiam em custos, mas sim no valor percebido criado para o cliente, sendo assim, o cliente é quem determina o valor final do preço.
Resultados
A partir de tal aplicação da cultura enxuta nos processos da empresa combinadas a contabilidade percebe-se então maior produtividade e algumas sensíveis reduções em: custo da qualidade, na quantidade de horas extras, no tempo de processamento do pedido na empresa, na taxa de entrega ao cliente, no espaço ocupado, entre outros.
No entanto, é difícil para a empresa se beneficiar desses melhoramentos na sua lucratividade logo de início, já que forças ociosas não podem de imediato serem desligadas, e o espaço extra pelo melhor gerenciamento do estoque também não pode ser utilizado de prontidão, já que neste processo de transição de gestão ainda se leva tempo para decidir por novos produtos ou novas funcionalidades para aquele espaço.
Embora os resultados sejam gradativos, trarão grande produtividade e maior rentabilidade a longo prazo.
Conclusão
A contabilidade enxuta é um método de gestão do negócio que vem substituir a contabilidade tradicional, a qual é baseada em aumento de estoques e longos lead times, advindos dos sistemas de produção em massa, na contramão da enxuta que é baseada na cultura lean, a qual desenvolve métodos que eliminam o desperdício
Saiba mais sobre cultura lean em: