Mentalidade Enxuta: elimine o desperdício e crie riquezas.

Já falamos em posts anteriores sobre como ocasionar uma mudança efetiva no sistema lean e na produção enxuta, onde é preciso uma mudança de cultura baseada no comportamento da organização. Este é um pouco do contexto abordado no livro “A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza”, de James P. Womack e Daniel T. Jones.

A obra traz à tona quais são as mudanças quando se pretende sair dos conceitos clássicos de produção, pautados na produção em massa e departamentalização. A mesma sugere migrar para um sistema moderno de produção, focando o mínimo de passivos em estoque, visando o menor custo, foco no cliente e fluxo contínuo de produção através da eliminação de desperdício.

A mentalidade enxuta nas empresas é essencial para lembrar aos administradores que é preciso que se faça mais utilizando menos recursos, já que a racionalização destes recursos via redefinição de processos produtivos deve ser uma linha de ação sempre perseguida. Deste modo, se consegue cada vez mais eliminação do desperdício e o uso adequado dos insumos disponíveis.

Segundo a ótica dos autores, o processo deve fazer o uso de métodos que possibilitam a otimização desde a organização e distribuição de tempo e capital investido para a produção até a influência no valor percebido pelo cliente final, segundo suas necessidades e expectativas. Estes métodos propiciam um cenário de identificação de etapas que não criam valor, viabilizando a aplicação do sistema lean, onde haverá redefinição ou eliminação das fases improdutivas e aperfeiçoando as demais, viabilizando assim, um fluxo contínuo da matéria-prima até o cliente, já que a mentalidade enxuta prevê que os eventos devem fluir naturalmente e agregando valor.

A partir do conteúdo apresentado no livro, podemos dividir o sistema lean em 4 passos, sendo eles:

  • Identificar as características que criam valor

Quais são as etapas que agregam valor e farão com que o cliente veja o produto com outros olhos? Algumas das etapas da sua empresa não se enquadram nesta descrição? Então elimine-as. A empresa tem o trabalho de eliminar os desperdícios e usar os processos de forma que o preço pago pelo cliente se transforme em lucro

  • Identificar a sequência de atividades chamada de fluxo de valor

Caso a cadeia de valor não esteja sincronizada dentro de um planejamento prévio projetado, é bem provável que propicie desperdício.

Dentro do sistema lean há uma mudança de departamento para que se reduza o tempo necessário para se projetar um produto e colocá-lo na mão do consumidor.

  • Fazer com que as atividades fluam

O fluxo de valor deve ser constituído de maneira contínua, sem interrupções, desde a aquisição da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. O foco no desperdício e na duração do fluxo tem como consequência, menos estoque e resultados uniformes.

  • Deixar o cliente “puxar” o produto ou serviço ao longo do processo.

Ao se concentrar em eliminar o desperdício e melhorar o fluxo, o produto passa menos tempo no processo, reduzindo as chances de sofrer danos e permitindo que os esforços se concentram em propiciar que o cliente puxe o produto ou serviço a partir do processo receptivo que apresenta o produto assim que o cliente precisar.

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