Sistema Lean aplicado a gestão contábil

Como vimos nas publicações anteriores a cultura lean não influencia apenas nos processos industriais, mas também na gestão e é claro que a contabilidade não ficaria de fora deste processo de transformação. Por isso falaremos hoje sobre a contabilidade enxuta, que nada mais é que alterações na forma como se conduz a contabilidade tradicional em um contexto de manufatura enxuta usando os princípios da cultura lean.

Sistema tradicional x contabilidade lean

Os tradicionais sistemas de gestão contábil não sugerem uma melhoria eficiente e vão, muitas vezes, contra uma observação mais madura do que representa a cultura lean. Trabalha-se em volumes desnecessários, com coleta de dados que não são tão bem analisados e que acabam por fornecer um entendimento limitado dos custos, e como consequência conduzem a decisões também limitadas na gestão.

Segundo Johnson em seu artigo  Lean Dilemma (2006), o custeio ABC parecia uma boa ideia a tempos atrás, mas hoje, devemos enxergar por outra perspectiva, em que a questão é que os proponentes do ABC deveriam procurar perguntar como organizar o trabalho para eliminar as causas da atividade dos custos indiretos, e não como procurar meios de distribuir os custos indiretos aos produtos. No entanto, a contabilidade tradicional está impregnada nas pessoas, pois é o modo que as mesmas conduziram as suas finanças e viram as empresas aplicarem até então. Devido a tal fenômeno a resistência a mudança de custeio ABC para uma contabilidade enxuta tende a ser maior, por isso é muito importante que as alterações sejam feitas pautadas nos princípios listados abaixo:

Princípios da contabilidade lean

  • MEDIR o desempenho da equipe tendo como base os conceitos lean;
  • ELIMINAR transações contábeis desnecessárias;
  • REDUZIR corte de custos, já que a cultura lean tem como prioridade a redução de desperdício e não reduzir custos;
  • SUBSTITUIR o custeio tradicional pelo custeio do fluxo de valor.

Para ler mais artigos sobre cultura lean, clique aqui:

Leave a reply