Comunicação e Interação do Compras com outros Setores: Entradas e Saídas

A interação do compras com outros setores de uma empresa consiste no recebimento (entrada) e envio (saída) de informações necessárias para executar os processos e tomadas de decisão. Confira algumas entradas e saídas conforme alguns setores específicos:

Produção:

  • Entrada: demanda de matéria-prima ou de materiais necessários à produção e informações sobre o estoque;
  • Saída: prazos de entrega de mercadorias e previsão de recebimento do material;

Departamento de Qualidade:

  • Dados da qualidade dos produtos e especificação dos produtos demandados;
  • Saída: histórico sobre a qualidade dos produtos dos fornecedores;

Engenharia de Produtos e Processos:

  • Entrada: detalhes sobre a necessidade de novos materiais, produtos que devem ser pesquisados e comprados e pesquisa de fornecedores e preços;
  • Saída: informações sobre fornecedores, preços e prazos de entrega;

Jurídico:

  • Entrada: pareceres sobre processos de compra, contratos assinados e assessoria jurídica;
  • Saída: pedidos de análise e pareceres, informações sobre fornecedores;

TI, Informática ou Desenvolvimento:

  • Entrada: informações a respeito de novas tecnologias que podem ser usadas no processo de compras ou suporte técnico;
  • Saída: dados sobre fornecedores, cópias de ordens de compra e contratos de prestação de serviços;

Marketing e Vendas:

  • Entrada: informações sobre o mercado de compradores, novos concorrentes, produtos, tecnologias ou processos;
  •  Saída: custos de promoções e informações sobre o mercado fornecedor;

Financeiro:

  • Entrada: custos de compras, limite de gastos, disponibilidade de caixa e assessoria na negociação;
  •  Saída: orçamentos, pagamentos, custos de itens adquiridos e informações sobre o custo-benefício da compra.

Leave a reply