Fornecedores e Estoque: uma visão além do Preço

O compras não deve apenas (e exclusivamente) se orientar em suas negociações pela busca do menor preço. Este é um fator de decisão baseado na cultura corporativa de outros tempos, a fim de seguir sempre pelo caminho do menor preço.

Muitas outras variáveis devem ser consideradas. Como exemplo, um desconto ou abatimento nos valores apresentados em uma grande aquisição, mas o fato de não levar em consideração que o volume adquirido também acompanha custos com a manutenção do estoque, custos operacionais, prazos mais longos de movimentação e uma exigência maior no processo logístico, pode comprometer todo o desconto adquirido.

Alguns pontos devem ser considerados, como: tendências de demanda da empresa em determinado período; variação de fornecedores do mesmo material; variação de preços, qualidade do material e embalagens; perspectiva de inovação tecnológica; previsão de substituição ou atualização do produto final, assim como adaptações do mesmo perante o mercado, e um plano alternativo no caso de necessidades futuras de substituição do atual fornecedor ou descontinuidade.

Assim, deve-se também considerar um Controle de Estoque eficiente. Ele é o elemento regulador dentro da produção de um bem, exigindo uma boa gestão para que o capital da empresa não fique parado em um grande volume de suprimentos. O acúmulo de tais suprimentos ou mercadorias representa um capital imobilizado que poderia ser destinado a outros investimentos. Qualquer acúmulo acima do necessário para a linha de produção é considerado um desperdício.

Para garantir uma estrutura satisfatória de materiais para a produção, alguns passos podem ser adotados:

  • Atualização periódica do custo dos produtos e controle constante do volume dos mesmos em estoque;
  • Determinar a periodicidade para compras com base no planejamento prévio e expectativas de vendas futuras;
  • Utilização de inventários e um sistema eficiente, que permita acesso com maior facilidade e fidelidade aos dados coletados e processados.

Leave a reply