Brasil é lider em ranking mundial de empreendedorismo

Em pesquisa realizada pela Global Entrepeneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, foi constatado a cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos, três possuem um negócio ou estão envolvidos em sua criação. Nos últimos 10 anos, essa taxa subiu mais de 10%, com um total de 34,5%. Desses números, metade corresponde a empreendedores de primeira viagem, em contraste com a outra metade, que já possuem negócios há mais tempo. Os dados revelados pelo Sebrae ainda mostram que 71% dos brasileiros são motivados por uma oportunidade de negócio e não pela necessidade.
Luiz Barreto, presidente do Sebrae, estabelece a posição de destaque no Brasil no cenário global do empreendedorismo. “Quando comparado a países que compões o Brics, o Brasil é a nação com a maior taxa de empreendedorismo, ficando quase oito pontos percentuais à frente da China, com uma taxa de 26,7%”, completa.

Em comparação, o Brasil possui taxas de empreendedorismo muito maiores que Índia (10,2%), África do Sul (9,6%) e Rússia (8,6%). Os índices brasileiros até mesmo entre países mais desenvolvidos, como Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%), Itália (8,6%) e França (8,1%).

 

Os dados da pesquisa também mostrar que empreender é um sonho no país. O objetivo é apontado como o terceiro maior sonho, com 31%, atrás apenas de realizações como “comprar a casa própria” (42%) e “viajar pelo Brasil” (32%).
Fonte: IG Economia

Leave a reply