Não é novidade para ninguém que a economia do Brasil passa por grandes dificuldades. A crise tem dado duros golpes nos negócios que as empresas tem realizado. Não é coincidência que a maioria dos índices tem mostrado quedas em investimentos e vendas. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2015, as vendas no varejo na cidade de São Paulo caíram 3,3% em relação ao ano passado. Entretanto, é possível amenizar os efeitos da crise e enfrentá-la com muito planejamento.
Uma das ações que pode ajudar sua empresa é a preparação dos funcionários para esse período em específico. Deixar claro para todos que os tempos mudaram e que a postura também deve ser diferente pode ajudar e muito o seu negócio. Traçar um objetivo para o tempo de crise dará um norte maior às equipes de vendas. Ou seja, saber exatamente o que se gasta e quando se gasta passa a ser o primeiro passo contra o prejuízo.
Outro fator que muitos empresários podem tomar como medida de melhoria, é a economia de tempo para que não haja gastos exagerados com ações secundárias, desfocando o empreendedor do core business de seu negócio. Automatizar funções que atualmente são executadas com tempo excessivo ou despendam esforço em demasia, além de economizar tempo e viabilizar passo para a lucratividade, direciona o foco na busca dos melhores resultados a médio e longo prazo.
Por fim: planeje, planeje e planeje. Acima de tudo, um controle muito rigoroso, sem burocracias, sobre o que é feito se torna necessário. Mas para que esse controle não seja apenas no intuito de “apagar incêndios”, é preciso que um bom planejamento seja realizado, já ensando nos problemas que o seu negócio irá enfrentar e, para isso, nada melhor do que se apoiar em indicadores que contribuam para a direção certa à ser tomada.
A CorporativoSupply pode te ajudar nos tempos de crise. Economia e eficiência são as bases dos nossos serviços! 🙂
Dados: Administradores.com