Análise SWOT: ajudando no planejamento do seu negócio

Gerenciar uma empresa é um processo árduo e complexo. As variações que estão envolvidas em um negócio são muitas, passando por fatores internos e externos. O mercado influencia e muito na hora do planejamento, assim como as ações dos stakeholders.

Uma das principais ferramentas utilizadas nos planejamentos das empresas é a Análise SWOT (cujo nome vem da sigla em inglês). Sua premissa é bem simples, mas eficiente: analisar as forças (strenghts), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

O objetivo é analisar, de uma maneira geral, o que a empresa pode ou não fazer para que o crescimento ocorra, sempre fortalecendo o que já existe de bom e neutralizando as más condutas dentro do mercado. Tratar a Análise SWOT com a devida importância é um grande passo para se evitar erros e traçar um caminho de sucesso para o seu negócio.

Detalhando um pouco mais, os itens Força e Fraquezas entram na equação como fatores internos. Ou seja, avaliar no que a empresa é boa ou não é um passo para completar a análise. É claro que esses itens podem influenciar muitas coisas no âmbito externo, mas é importante que ele seja corrigido dentro da própria empresa, conseguindo assim resultados mais expressivos.

Já os aspectos Oportunidades e Ameaças se referem ao que está em um ambiente externo e influenciam o modo como um negócio cresce ou não. Pontos como a economia mundial, leis, concorrência de outras empresas, política, entre outros, afetam diretamente os resultados.

A Análise SWOT é uma forma de avaliar quais esses pontos. Com os dados levantados, fica muito mais fácil planejar ações com objetivos reais. Veja como o levantamento pode ser feito de uma forma mais visual:

E você, já faz Análise SWOT com a sua empresa?

Leave a reply