Já se sabe que a tecnologia é uma grande aliada das empresas, especialmente em quesitos como a segurança e agilidade, dando mais dinâmica aos negócios. Entretanto, um dos benefícios que os administradores não enxergam é que o investimento na área pode sim trazer ainda mais recursos financeiros às empresas. É o que diz um estudo da Fundação Getúlio Vargas. De acordo com a instituição, cada 1% a mais na proporção dos investimentos realizados aumenta, em dois anos, 7% do lucro da companhia.
O professor Fernando Meirelles, do centro de tecnologia da informação aplicada da FGV/FAESP, encontrou essa ligação entre o investimento em tecnologia e o lucro das empresas durante os últimos 10 anos. Ele é autor do estudo “Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas”, que mede anualmente o uso e a evolução da tecnologia no Brasil.
Segundo ele, houve um crescimento sutil de investimento em comparação com o ano passado, mesmo com a crise enfrentada pelo país. “Foi pouquinho, mas cresceu. Mas no cenário que estamos, crescer em termos de economia merece uma salva de palmas”, completa. O aumento no investimento em tecnologia tem sido a saída para a lucratividade em tempos difíceis. Por isso, para Meirelles, o ano de 2015 também aguarda um crescimento. “As empresas vão investir mais em tecnologia”, finaliza.
Outros setores também podem se beneficiar com a tecnologia. O de serviço, por exemplo, investiu 10,8%. Já no varejo, o potencial é grande, tanto pela receita investida, quanto pela possibilidade da informatização de processos.
Fonte: Computer World