Todo negócio ou empresa, começando ou que já está no mercado há anos, precisa definir estratégias, de como a empresa será guiada, quais serão os objetivos, como serão as atitudes dos funcionários, enfim, qual será o norte e as condutas da empresa. Existem diferentes tipos de ferramentas estratégicas, e já abordamos algumas por aqui, como Canvas, Mapas Mentais e Análise SWOT.
Outra forma interessante para determinar uma direção, a estratégica da empresa, desde a integração das operações até os rumos da companhia e a motivação da equipe é por meio da Missão, Visão e Valores.
Esta ferramenta é indicada para empresas de todos os portes e, geralmente, é estabelecida, logo no início da construção da empresa, mas é importante também, empresas que já estão no mercado, possuirem, sua missão, visão e valores, para caracterizarem sua empresa como íntegra e com objetivos definidos. E é muito importante saber o que é cada um e como definí-los.
A missão mostra o porquê da empresa existir. Qual é a razão de ser, o segmento em que o negócio será inserido, o que a empresa ou a organização se propõe a fazer e para quem. Como a empresa espera ser reconhecida pelos clientes, fornecedores e parceiros. O enunciado da missão deve responder, principalmente, três perguntas, “por que a empresa existe?”, “o que a empresa faz?” e “para quem?” de forma concisa e elencando o propósito e as responsabilidades da empresa.
A visão explicita aonde que o empresário quer chegar. Descreve o futuro almejado pela empresa e reflete o alvo a ser procurado. Normalmente, engloba objetivos a longo prazo, mas também, conquistas mais próximas. Ao definí-la, é importante conter a aspiração e a inspiração da empresa ou negócio. A aspiração em tornar-se algo e a inspiração do porque esse algo merece ser alcançado. Deve ser prática, realista e visível, pois, se os objetivos forem inatingíveis, gera desmotivação da equipe e até do próprio empresário.
E, finalmente, os valores. Estes são os princípios éticos que fazem parte do dia a dia da empresa. Devem ser o guia da empresa, o critério para os comportamentos, atitudes e decisões para qualquer situação. Por meio deles, que ocorrerá o pleno desenvolvimento da missão e da visão. Precisam ser inegociáveis e duradouros.
Alguns exemplos de missão, visão e valores definidos por algumas empresas famosas são:
Chocolates Brasil Cacau
Missão
Acreditar e proporcionar felicidade. Promover a diversidade, a liberdade e valorizar as pessoas, refletindo nossa cultura popular com respeito e sabedoria, por meio de toda linha de produtos.
Visão
Ser uma marca com espírito de liderança, que promete um forte e arrojado crescimento para atender com originalidade e de forma democrática todos os brasileiros, oferecendo produtos de qualidade a preços acessíveis.
Valores
- Felicidade
- Marca democrática
- Diversidade
- Entusiasmo
- Jovialidade
- Qualidade
- Preços acessíveis
Ambev
Missão
“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.”
Visão
“Ser a melhor empresa de bebidas do mundo unindo as pessoas por um mundo melhor.”
Princípios
Temos 10 princípios que são a essência da nossa Cultura, que nos permitem ter consciência no jeito de fazer as coisas, respeitando as culturas locais e permitindo que trabalhemos com um único Sonho em todo o mundo.
Nossos 10 Princípios:
- Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor.
2.Nossos funcionários são o bem mais valioso da companhia. E são recompensados na mesma velocidade de suas conquistas.
- Avaliamos nossos líderes pela qualidade e desenvolvimento profissional dos integrantes de suas equipes.
- Nunca estamos completamente satisfeitos com os nossos resultados, que são o combustível da nossa empresa. Foco e inquietação ajudam a garantir uma vantagem competitiva duradoura.
- Nosso relacionamento com os consumidores une tradição e inovação e acontece por meio de experiências relevantes das nossas marcas e o incentivo ao consumo responsável.
- Fazemos cada funcionário se sentir dono do negócio. E donos assumem resultados pessoalmente.
- Acreditamos que bom senso e simplicidade orientam melhor do que sofisticação e complexidade.
- Gerenciamos nossos custos de maneira inteligente, a fim de liberar mais recursos para potencializar nosso crescimento no mercado.
9.Liderança pelo exemplo pessoal é o melhor guia para nossa cultura. Jogamos com transparência e fazemos o que falamos.
- Integridade, trabalho duro e consistência são a chave para construir nossa Companhia. Sem atalhos.
Para elaborá-los, não seja impaciente e gaste o tempo necessário, mesmo que seja alguns dias. Se preciso for, faça alguns ajustes com o passar do tempo, mas não perca a essência que gere a empresa. E, crie metas para atingir a missão e a visão.
E ai, vamos definir quais são a Missão, Visão e Valores do seu negócio? Quando esses ideais estão definidos, já sabemos para onde a empresa quer andar, e assim, como conduzir os diversos setores, melhorando sempre, até a gestão estratégica de compras.