Compras fazem parte do dia-a-dia das empresas, e são responsáveis por, em média, 50% a 80% dos gastos da receita bruta de uma empresa. Gerir as compras de um negócio se caracteriza como:
a atividade de obter com eficiência os materiais certos, nas quantidades corretas, com entregas na data certa e com os preços mais vantajosos para a empresa.
Um bom gerenciamento é um fator estratégico e visa otimizar recursos existentes para gerar lucros financeiros. Esta é uma boa razão para se pensar em investir nesse setor, com um gestor de compras especializado e um sistema de gerenciamento eficaz.
Para colocar em prática é preciso encontrar o equilíbrio entre fornecedores, clientes, valor de custo e entrega dos produtos. Alguns passos essenciais podem ser adotados para ordenar a gestão de compras e fazer bons negócios.
O primeiro passo deve ser a escolha da forma de gestão de compras da empresa, definir os objetivos que serão utilizados, podendo ser sustentáveis, estratégicos, progressivos ou tradicionais. Para isso, trace um diagnóstico de toda a cadeia de fornecimento, verifique os pontos fortes e fracos, oportunidades de melhoria na produtividade, nos custos e nos fornecimentos.
Monitore os seus produtos, ter um controle sobre todos os dados da empresa, por meio de planilhas organizacionais, é válido para saber quais produtos precisam ser adquiridos e como anda o estoque da empresa. Tenha controle também, sobre os fornecedores, identifique-os, faça cadastros e realize avaliações periódicas. Use as ferramentas tecnológicas que estão ao seu dispor para organizar essas informações.
Estar atento ao estoque e gerir da melhor forma possível é uma maneira de não paralisar o estoque, evitando a perda de dinheiro nas empresas. Encontre um equilíbrio para manter o estoque de uma forma inteligente e não deixe que os suprimentos fiquem em baixa quantidade. Para isso, é necessário manter um estoque de segurança, pois protege a própria empresa contra reviravoltas do mercado e protege o cliente de qualquer incerteza que possa acontecer na demanda dos produtos.
E para finalizar, analise os resultados. Após identificar tudo o que precisa ser feito e por estas ações em prática, verifique se os resultados estão sendo positivos. Este processo é mutável e deve estar em constante análise e acompanhamento, se alguma alteração precisa ser feita, melhor, que seja posta em ação rapidamente.
Estes passos são importantíssimos e podem facilitar os processos de compras otimizando os lucros do seu negócio. E você, como anda a gestão de compras da sua empresa?
O CorporativoSupply oferece informações sobre as compras realizadas e facilita a gestão dos seus fornecedores e das suas compras!