Como a gestão de compras e a tecnologia podem trazer vantagens competitivas paras as organizações

Há uma constante busca dentro das organizações por vantagens que possam garantir que estas se posicionem a frente dos concorrentes. Existem muitas ações que podem ser tomadas que produziram vantagem, às vezes, são atitudes muito pequenas que precisam ser revistas e que farão toda a diferença.

A aquisição de matérias primas, suprimentos e componentes representa um fator decisivo na atividade de uma organização. As atividades relacionadas a compras envolvem uma série de fatores, como a seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços e serviços e mudanças na demanda. Já que grande parte do dinheiro de vendas é pago a fornecedores por materiais comprados, reduções pequenas na aquisição dos materiais podem gerar melhorias consideráveis nos lucros.

E, no mundo globalizado e informatizado em que vivemos hoje, cada vez mais nota-se a importância da utilização de novas tecnologias de compras e da implantação de técnicas mais vantajosas que busquem a integração entre clientes e fornecedores, para melhorar a qualidade de serviços e/ou produtos.

Então, dentro desta busca constante por vantagem competitiva, existem duas ações que merecem atenção,  são elas: a gestão de compras e o uso de tecnologia na mesma.

Gestão de Compras

O departamento de compras desempenha um papel fundamental na realização dos objetivos da empresa. Sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no tempo certo, custos, qualidade e outros elementos na estratégia de operações. É necessário que os gerentes de compras envolvam-se em várias atividades como manter um banco de dados e seleção de fornecedores, negociar contratos com os mesmos e agir como intermediário entre os fornecedores e a empresa.

Quando o relacionamento entre cliente e fornecedor está em nível de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada atinge-se, o comakership. De maneira geral, a gestão de compras é uma ferramenta fundamental para o desempenho da empresa como um todo, tendo que ser analisada, estudada estrategicamente e modificada, conforme a necessidade mercadológica. Diante disso, a união de empresas com interesses comuns pode trazer ganhos significativos na aquisição de materiais.

Tecnologia

E, a tecnologia aparece como um meio de facilitar as compras, as vendas e a gestão interna de informações das empresas.  No cenário atual, saber o que, quanto, quando e como comprar é o diferencial competitivo que organizações que se agrupam, buscam coletivamente para conseguir ganhos que possibilitem seu posicionamento no mercado. Para isso surgiu o e-procurement que já é uma realidade dentro das empresas no mundo todo  e no Brasil, por meio deste as empresas podem realizar suas compras pela internet, agregando as compras de diversas divisões e departamentos, permitindo então, uma melhoria no poder de barganha.

E, seguindo o rumo da economia, a intranet e a extranet podem ser mais importantes que a própria internet para o futuro das empresas. A intranet agiliza os processos internos e as vendas ao permitir que um vendedor consulte o estoque antes de efetuar uma transação. Já a extranet viabiliza as transações B2B que reduzem os custos das operações, com vantagens sobre encomendas por meio da troca eletrônica de dados.

Concluindo

Assim, ao atingir uma gestão de compras eficiente garante-se uma redução de custos desnecessários, principalmente ao adotar algumas pequenas mudanças que são importantes, e uma destas mudanças pode ser percebida ao fazer uso da tecnologia. A tecnologia pode ser aliada tanto para a realização das compras, quanto para as vendas e para armazenagem e controle de informações internas. Percebe-se então, que para gerar vantagem competitiva as organizações precisam estar atentas e buscando melhorias no âmbito tecnológico voltado ao setor de compras.


A CorporativoSupply funciona em ambiente completamente online possibilitando que as empresas consigam alinham a gestão de compras com a tecnologia. Além de otimizarem tempo ao realizar suas compras corporativas via e-commerce. Contando com linhas de Material de Escritório, Higiene e Limpeza, Eletrônicos e Copa e Cozinha, e ainda é capaz de gerar relatórios das compras por período propiciando uma gestão de compras mais efetiva!

cAWmhAMmz2MKLyjrx4IpZfGC2mX9_Qzc9ru2mWeNREQJIIKGbyfDlwxNJAJf0vt7156A1n1OpIhGk5KSTDX2VSHfF_TnQMgjhmffhj_gNRiv4ljWKTE23Z4bLpCxJO7uEfaOAq8

Leave a reply