A tecnologia como fator de redução de custos nas compras corporativas

Enfrentamos um momento de crise que tem atingido vários setores do mercado brasileiro, e com a área de compras não foi diferente. A antiga visão de compras como uma atividade meramente rotineira de aquisição de produtos passou a ser considerada hoje como uma área de importância estratégica para as organizações. Com os desafios do mercado atual, o sucesso organizacional deve ser a alavanca para superar a competitividade e impulsionar a importância do mundo corporativo. Logo, a gestão do serviço de compras devem focar no aumento da lucratividade e na indispensável redução de custos.

O momento é estratégico para a adoção de tecnologias que aumentem a eficiência de serviços e promovam a economia.

Confira abaixo novas práticas para moderar custos e otimizar oportunidades:

Comunicação online já!

Telefones convencionais possuem um alto custo nas ligações, que podem variar de acordo com a região ou operadora. Explore sistemas que permitem falar de graça pela internet! Serviços de Voip, como o Skype, aplicativos de comunicação móvel, mensagens de texto, redes sociais e teleconferências reduzem drasticamente os custos com Telecom.

Trabalhe na ‘’nuvem’’ e reduza os papéis

Documentos impressos são caros e ocupam espaço. O armazenamento online é um grande aliado para ter, de uma forma barata e rápida, seus documentos sempre à mão sem precisar se preocupar com servidores de retenção locais. Algumas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para esse serviço são o Google Drive, Docs, Dropbox e iCloud. Além de poder compartilhar e editar dados eletronicamente, sua empresa ainda reduzirá o custo impressoras, toner e copiadoras. Mesmo que não se elimine completamente o uso dos papéis, tudo o que você conseguir manter no digital já suprimi grande parte dos custos.

Aposte em máquinas que trabalham rápido

Como já dizia o ditado, tempo é dinheiro. Trabalhar com softwares atualizados reduzirá seus esforços e agilizará os processos. O tempo gasto pelos gestores de compra no atendimento e no gerenciamento dos pedidos está sendo substituído pela tecnologia eletrônica, abrindo caminho para decisões de caráter estratégico.

 

Mesmo que o assunto aqui seja a redução de gastos, invista. Investir em TI é o que vem permitindo empresas realizarem operações inimagináveis e, o melhor de tudo, baratas.

Leave a reply