Sabe qual o significado do termo Custo de Oportunidade? Se você não conhece, com certeza já aplicou esse conceito e o utiliza com grande frequência no dia a dia da sua empresa.
Ele é essencial na tomada de decisões e escolhas que diretores, gerentes e financeiro devem fazer, afinal, os rumos de projetos e serviços são diretamente afetados com ele.
Pode-se definir o Custo de Oportunidade como o peso que as escolhas tem dentro das empresas e como as “chances perdidas”. Por exemplo, quando alocamos o valor que seria investido na produção de um bem para outro produto em questão, estamos diante de um caso onde este conceito se apresenta.
Entretanto, é importante ressaltar a diferença estre o Custo Contábil e o Custo de Oportunidade. O primeiro está exposto especialmente na contabilidade geral da empresa, através de relatórios, e é quantificado. Ou seja, o valor em dinheiro é considerado.
Já o Custo de Oportunidade pode ser mais “abstrato” e tem mais dificuldade em ser mensurado em estatísticas. Mesmo com essa dificuldade, analisar é fundamental, especialmente quando não falamos de valores financeiros explícitos, pois o “abstrato”, neste caso, pode ter influência em diversas áreas.
Uma prova de que o conceito está presente na rotina de grandes empresas é a declaração dada pelo ex-presidente do Santander Brasil e da Federação Brasileira de Bancos, Fábio Barbosa. Segundo ele, o grande problema do país é o Custo de Oportunidade, e não de ruptura. A declaração foi dada durante o evento “Brasil agora na rota certa? Como navegar nos dias de hoje”.
Isso ilustra bem como, em momentos de crise, é necessário que os empresários avaliem qual opções são as melhores para o andamento de seus negócios.
E aí, como você lida com as escolhas em sua empresa? Fala pra gente 🙂