O estilo de vida dentro das empresas tem se modificado, e isso tem refletido no modo como se efetuam as compras. Os departamentos de compras não têm mais tempo a perder com cotações de preço, visita de fornecedores e resolução de problemas através do telefone. O que importa é resolver as demandas no menor período de tempo e tendo os menores custos.
Economia
Devido a este cenário de necessidades, as empresas têm ido em busca de economia, e para isso vêm procurando fazer suas compras por meio da internet através do e-commerce B2B, principalmente empresas que compram produtos de grande porte e que possuem dificuldade de transporte, pela praticidade na entrega até o destino final.
Fácil cotação de preço
O e-commerce B2B possibilita além de menores preços, uma facilidade de pagamento, e tranquilidade na entrega. E os benefícios não param por aí, ainda existe a praticidade de cotar preços. Ao invés de consultar diversos fornecedores perdendo tempo e tendo gastos, o departamento de compras pode fazer a cotação por meio de internet através de uma interface intuitiva e organizada, encontrando assim, a opção mais adequada e condizente com as necessidades da empresa.
Negociações
Em virtude das compras regulares, o B2B possibilita que se tenha relacionamentos duradouros e possivelmente se possa fazer acordos e negociações vantajosas, formas de pagamento diferenciadas de acordo com cada empresa cliente, fretes, descontos específicos, que são alguns dos benefícios que uma plataforma B2B pode oferecer às empresas fidelizadas.
Pode-se até oferecer um preço diferente para cada empresa, levando em conta a quantidade de produtos. A partir de então, a empresa recebe um login e senha específico para o seu departamento de compras, com os preços acordados.
Repetição de compras
Outra vantagem é que as listas de compras feitas por empresas geralmente são bem longas e muito semelhantes, levado tal fato em consideração, dentro de um B2B é possível que se resgate os dados da última compra e apenas a repita ou ainda a edite em relação as quantidades e se acrescente/retire algum produto, otimizando e diminuindo o tempo gasto.
Conclusão
Empresas precisam gastar o menos possível e atender as suas necessidades internas em pouco espaço de tempo. Para isso, é interessante que se migre da compra tradicional (através de fornecedores), para uma compra virtual através do e-commerce B2B. A negociação entre empresas tem sido interessante e tem trazido muitos benefícios para ambas empresas envolvidas na transição.