Utilizando o método Pomodoro para facilitar sua rotina profissional

Muito da rotina do profissional de compras é lidar com longas jornadas de negociação, além de fazer muita pesquisa para encontrar as melhores condições de compra para a empresa. Esse processo pode ser muito desgastante, especialmente quando se necessita de atenção total para a execução de um tarefa.

Se considerarmos ainda que muitas vezes os ambientes de trabalho ajudam nesse desgaste, é preciso encontrar uma maneira onde sejam respeitados tanto o fluxo de trabalho quanto a qualidade produtiva dos colaboradores, além de não sobrecarregar e estressar nenhum deles

Por isso, uma das melhores opções é utilizar métodos de gerenciamento de tempos. Aliado com tarefas bem definidas no dia a dia, torna-se muito mais fácil realizar as ações necessárias para que as negociações sejam bem sucedidas.

Um dos mais práticos e simples métodos de gerenciamento é o Método Pomodoro. Inventado pelo italiano Francesco Cirillo na década de 80, ele consiste em divisões do tempo, priorizando o “tempo de concentração” máximo do colaborador.

Basicamente, o Pomodoro trabalha com períodos de 25 minutos de trabalho seguidos por 5 minutos de descanso. Esse período de descanso é necessário para que o cérebro da pessoa não fique “cansado”. Para facilitar o entendimento da rotina, o gráfico a seguir pode explicar melhor:

pomodoro

 

 

O nome Pomodoro surgiu pois Cirillo marcava o tempo em um dos famosos timers em formato de tomate, muito utilizados em cozinhas de famílias italianas.O método é uma abordagem mais light ao gerenciamento nas empresas, mas também é muito utilizado pelas pessoas para estudos, tarefas rotineiras, entre outros.

E aí, que tal testar o pomodoro em sua carreira empresarial?

Leave a reply