Continuando nesta ideia, e apresentando as duas ferramentas que permitem que seja feita uma análise dos materiais e sua forma de produção, verificando a qualidade e extinguindo custos desnecessários. No texto anterior, apresentamos o Diagrama de Pareto, que permite, por meio de um gráfico visual reconhecer as causas das perdas e dar atenção para resolver quais são prioridade, reduzindo custos desnecessários.
Nesta segunda parte, daremos continuidade, falando do Diagrama de Causa e Efeito, ou Diagrama Espinha de Peixe.
O que é e para o que serve
O Diagrama de Causa e Efeito, possui também mais outros três nomes, como Diagrama de Ishikawa, Diagrama Espinha de peixe ou diagrama 6M. Foi elaborado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Ele desenvolveu esta ferramenta com uma ideia básica que era fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra. Esta ferramenta é utilizada para a análise de dispersões no processo e se propõe a representar graficamente os processos de um projeto para facilitar o gerenciamento e o Controle de Qualidade.
É importante termos claro o conceito de causa e efeito. Para entender essa relação, uma analogia bem simples pode ser feita: Imagine que você está com uma dor de cabeça. Normalmente, ela é um sintoma de que algo está errado no seu organismo. Ao ingerir um medicamento para dor, você está aliviando o efeito, mas possivelmente venha a ter o mesmo sintoma em outro momento. Muitas vezes, a causa da dor de cabeça é só uma forma do organismo dizer que há um problema em outro lugar.
Na empresa, acontece da mesma forma, às vezes temos um sintoma financeiro ou uma insatisfação do cliente, mas na verdade as causas daquele problema estão em outro lugar e exigem outras ações para resolver de verdade o problema.
Com este diagrama, é possível maior eficiência na detecção de problemas da empresa e melhor condição de agir sobre eles. Na estrutura do Diagrama de Causa e efeito, as causas possíveis de um problema recebem seis tipos diferentes de classificação de forma hierarquizada.
Os 6M
As causas do problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes que afetam os processos, são eles: Método, Máquina, Medida, Meio Ambiente, Mão-de-Obra e Material.
Método – É método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento.
Matéria-prima – A matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas.
Mão de Obra – A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas.
Máquinas – Muito problemas são derivados falhas de máquinas. Isto pode ser causado por falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada.
Medida – Qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema.
Meio Ambiente – O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas, está relacionada neste contexto a poluição, poeira, calor, falta de espaço, etc.
Com estes 6Ms, se torna possível obter um panorama sobre os diferentes causadores de desarmonia em um processo e assim, gerar a ação, isoladamente ou em coletivo, a partir do ponto onde houve a identificação do problema. Isto é muito eficiente para poupar custos e tempo, bem como traçar um mapa preciso sobre efeitos de cada problema sobre a qualidade dos produtos e, as ações tomadas.
Como elaborar um Diagrama de Causa e Efeito
Alguns passos precisam se adotados para concluir a elaboração deste Diagrama. Primeiro sem fazer rodeios, use palavras simples e concretas para apontar o problema a ser analisado no diagrama, e junte as informações mais relevantes e da forma mais completa possível. Após terminada esta etapa, reúna toda a equipe, para que eles possam ajudar a montar o diagrama, mantenha-os informados dos dados relavantes ao problema e realize um brainstorming com todos buscando a solução do problema. Então, distribua as informações relavantes no diagrama, tendo como base os componentes referentes aos 6Ms e dispense àquelas que não forem relevantes.
Após este processo, é preciso organizar as informações dentro da estrutura do Diagrama de Causa e Efeito. Primeiro, fazer um cabeçalho contendo o título, autores e data da elaboração. A segunda parte é o Efeito, informando o indicador de qualidade e o problema que será investigado. Em seguida vem o Eixo Central que em forma de flecha horizontal aponta para o Efeito, e ocupa o centro da folha. A partir do eixo central, encontram-se as categorias, que indicam o conjunto de fatores de maior relevância que possuem relação com o efeito. A causa vem descrita de forma categorizada para analisar-se a possível influência que exerce sobre um efeito, as flechas são desenhadas em forma de linhas horizontais apontando para a flecha da categoria e para finalizar, a sub-causa, que representa o potencial desencadeador da causa.
Concluindo
O Diagrama de causa e efeito apresenta de forma visual e gráfica as potenciais causas dos problemas e seus efeitos que impactam diretamente na qualidade do que é produzido. Por ser prático e visual facilita o entendimento do processo do ponto de vista do trabalhador da empresa. Além disto, o diagrama de causa e efeito é uma ferramenta que contribui para o aperfeiçoamento do processo, reunindo a equipe e promovendo uma bateria de discussões em torno dela.
Esta ferramenta pode ser adotada para elevar o nível de compreensão das pessoas que afetarão nas decisões tomadas para as soluções de problemas, visto que através dela é possível detalhar as causas das causas dos problemas até chegar numa causa raiz.
Que tal aplicar esta ferramenta na sua empresa e assim obter maior engajamento dos seus colaboradores?