Utilizando ferramentas para elevar a qualidade dos produtos e reduzir custos (parte 1)

É perceptível que o momento atual da economia brasileira passa por um período de crise e merece atenção dos empresários e empreendedores. E, para obter sucesso e vantagem competitiva em situações como está, precisa-se rever a forma como a empresa tem gerido seus processos e buscar reduzir custos sem perder a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Dentro dessa ideia, duas ferramentas surgem como diferenciais e permitem que seja feita uma análise dos materiais e sua forma de produção, verificando a qualidade e extinguindo custos desnecessários, são elas o Diagrama de Pareto e o Diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe.

Nesta primeira parte, abordaremos o uso e vantagens do Diagrama de Pareto.

O que é e para o que serve

O nome, Diagrama de Pareto, se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante seus estudos na área de economia sobre distribuição de renda. Ele descobriu que 80% da riqueza estava concentrada em cerca de 20% da população. No ambiente empresarial, este tipo de análise encontra a sua aplicação verificando-se que 80% (ou um percentual alto) dos problemas são causados por 20% (ou um percentual baixo) das causas. Nesta linha, conclui-se que poucas causas são responsáveis pela maioria dos problemas, levando um bom gestor a atacar essas causas prioritariamente, pois assim, resolvem-se grande parte de problemas. O Princípio de Pareto é também conhecido como a regra dos 80/20.

Este Diagrama possui grande utilidade na administração de empresas e indústrias, pois permite a análise de defeitos de produtos, que representam custos elevados e também importante desgaste na imagem da qualidade dos produtos. Sua utilidade se encontra em poder tratar não conformidades, identificar pontos de melhoria e definir que planos de ação devem ser atacados primeiro no que diz respeito a prioridade.

Como montar o Diagrama de Pareto

Primeiramente, é necessário identificar e determinar qual o tipo de perda investigar. Qual será o alvo da investigação da empresa, se são os gastos com materiais que estão se qualidade ou precisam ser refeitos, se será o custo do estoque ou desperdícios de materiais. Após este momento, especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar, assim, organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar, então, preencha a folha de verificação, faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de frequência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa frequência sob denominação “outros” e calcule o total e para finalizar, calcule as frequências relativas e as frequências acumuladas.

Exemplo

Uma empresa fabrica e entrega seus produtos para várias lojas de varejo e quer diminuir o número de devoluções. Para isto, investigou o número de ocorrências geradoras de devolução da entrega no último semestre, conforme apresentado na tabela abaixo:

Primeiro passo: refazer a folha de verificação ordenando os valores por ordem decrescente de grandeza.

Segundo passo: acrescentar mais uma coluna indicando os valores acumulados.

Terceiro passo: acrescentar mais uma coluna onde serão colocados os valores percentuais referentes a cada tipo de ocorrência.

O cálculo é feito dividindo-se o número de ocorrências de um determinado tipo pelo total de ocorrências no período.

Quarto passo: acumulam-se estes percentuais em uma última coluna.

Com estes dados pode ser construído o gráfico de Pareto, apresentado a seguir:

Exemplo retirado do site: http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Gestao-da-Qualidade/grafico-de-pareto.html

Concluindo

O Diagrama de Pareto permite a identificação das causas responsáveis pelas perdas que devem ser sanadas por meio de um recurso gráfico. É utilizado para estabelecer uma ordenação destas causas, auxiliando na identificação dos problemas, priorizando-os para que sejam resolvidos de acordo com sua importância.

Assim, a identificação dos problemas permitirá que toda a atenção seja dada para encontrar a solução das questões que representam maior valor agregado, evitando a perda de tempo com pequenos problemas que, no final, têm pouco valor. A eliminação dos problemas permitirá a empresa obter significativos benefícios, tanto na redução de perdas com a conseqüente redução de custos, quanto possibilita a transferência da redução de custos, se for conveniente, para uma redução de preços de venda, aumentando a competitividade do produto.

Que tal aplicar o Diagrama de Pareto na sua empresa?

trequinho

Leave a reply