Utilizando a Curva ABC para reduzir gastos desnecessários e gerir seu estoque

No momento atual, empresas de pequeno e grande porte, para se destacarem no mercado e garantir a fidelidade dos seus clientes, precisam melhorar a qualidade dos seus serviços e focar na redução de custos. E para que estes fatores sejam refletidos externamente, precisa existir algumas mudanças na gestão interna das organizações.

Assim, deficiência na gestão de estoque de produtos é um fator que precisa ser alterado, pois afeta diversas áreas, em especial o departamento de compras que tem dificuldades para realizar suas tarefas, adquirindo os produtos dos fornecedores no momento e na quantidade mais apropriadas.

Portanto, se faz necessário uma administração de materiais efetiva, que tenha por finalidade chegar o material certo para a necessidade correta e no momento certo em que precisará ser utilizado. E para isso, é fundamental gerar e ter informações adequadas.

Para esta gestão de informações, materiais e estoque, podemos utilizar a Curva ABC.

Curva ABC

Esta ferramenta permite que os administradores de estoques consigam identificar os itens que exigem mais atenção, ajuda na definição de políticas de vendas e  na programação de produção.

Permite também um controle mais apurado dos produtos em estoque e, também, buscar a redução de custos sem comprometer o nível de atendimento ao cliente. Por isso, a Curva ABC auxilia na classificação dos itens em estoque de acordo com sua importância relativa.

Outra utilização bastante comum desta ferramenta é na procura de causas e efeitos dentro da gestão da qualidade, onde se busca encontrar as principais causas que geram o maior número de efeitos. A curva ABC pode ser usada em outras partes da empresa, como para identificar os melhores clientes, os fornecedores mais importantes, os problemas mais comuns à sua empresa, entre muitos outros.

Como elaborar a Curva ABC

O primeiro passo consiste em listar todos os produtos da empesa que estão em estoque, indicando o valor unitário por produto, quantidade vendida e o valor total por produto, que é a multiplicação da quantidade pelo valor unitário por produto. O período analisado pode ser a última semana, o último mês, trimestre ou ano.

No segundo passo é necessário realizar o cálculo da participação (em porcentual) de cada um deles nas vendas da organização, dividindo o valor total por produto pelo total de vendas do seu negócio.

A partir daí, basta organizar uma planilha pelo valor total por produto e somar os porcentuais de cada produto ao total acumulado anterior. Assim você saberá qual é sua porcentagem acumulada.

Esses dados, permitem a classificação dos produtos em três categorias:

Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total;

Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total;

Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.

curvaabc

Importância da classificação em A,B e C

A classe A representa os produtos mais importantes do estoque. Esses produtos precisam de uma gestão mais ativa, pois eles representam uma boa parte do faturamento da empresa ou tem um alto giro. Ter mais de um fornecedor ou estreitar mais a relação com o fornecedor desse produto pode deixar seu estoque mais eficiente. Fazer uma compra maior com entrega pequenas e frequentes pode manter seu estoque reduzido.

Dentro da classe B estão os produtos conhecidos como intermediários e possuem uma boa margem de contribuição e precisam de uma gestão moderada. Nesta classe encontra-se produtos com grande potencial para a Classe A como também produtos migrando para a Classe C.

E a classe C corresponde aos produtos com baixo retorno de faturamento e giro. Eles podem estar sujeitos a um gerenciamento mais simples. Nessa classe podem ser identificados produtos que podem ter sua estratégia de vendas melhorada ou serem retirados do catálogo.

Conclusões

Com a utilização da Curva ABC, se torna muito mais fácil para o gestor gerenciar o estoque dentro da organização e assim dar atenção para os que representam maior lucratividade da empresa, reduzindo custos desnecessários.

Eai, sua organização está apta para aplicar esta metodologia?

 

trequinho

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