Usando as estatísticas para uma gestão de compras mais simples

A rotina de um profissional de compras sempre esteve relacionada com muitos números e estatísticas: preços, margens de lucros e gastos, entre outros. Todos eles exercem um papel importante para o andamento do trabalho nas empresas, além de darem embasamento às estratégias de cada negócio.

Entretanto, o potencial das informações que as estatísticas fornecem não é totalmente aproveitado pelas empresas, o que pode acarretar em ações não planejadas que influenciam diretamente no processo de compras.

Pensando nisso, o CorporativoSupply pensou em algumas dicas para que os números tragam bom resultados e sejam bem administrados pelo profissional de compras:

 

Sintetize seus resultados

Por mais óbvio que possa parecer, a cultura de relatórios ainda não está presente em muitas empresas. Caso não esteja, é necessário que se comece a implantar. Relatórios sintetizam informações e trazem soluções, insights ou questões que anotações e reuniões não trazem, além de dar argumentos às atitudes tomadas pelos departamentos.

 

Seja objetivo

Relatórios também podem se tornar irrelevantes quando não trazem nenhuma informação que ajude a empresa. Para evitar a “encheção de linguiça”, é recomendável conversas prévias entre as equipes, com o objetivo de explicar o que é necessário ou não na formulação dos relatórios.

 

Segmente a informação

Por fim, nem todas os dados precisam ser informados a todos os setores da empresa. Por isso, é importante que os relatórios sejam segmentados, fornecendo apenas as informações necessárias e relevantes para cada departamento. Isso evita perda de tempo na análise e traz melhores resultados.

 

Esses são passos simples mas que podem trazer muito mais tranquilidade aos gestores, além de dar muito mais fluidez ao processo de compras. E você, como lida com as estatísticas na sua empresa?

 

O CorporativoSupply oferece informações sobre as compras realizadas e facilita o acesso para a coleta de dados!

 

Leave a reply