Começamos o ano de 2016 com contas altas a serem pagas, dólar alto e consumidores receosos segurando-se para não gastar. No entanto, a situação mercadológica não pode parar e necessita de um planejamento estratégico para superar a crise e fazer com que as empresas cresçam.
Gerencie a crise dentro da empresa
Quando pensamos na gestão de uma empresa, devemos levar em conta que o empreendedor não gere variáveis macroeconômicas, e sim aquele grupo de ações que regem os colaboradores da empresa. É importante que todos estejam atentos aos fatores econômicos externos, mas o que ainda tem mais relevância é manter o foco na estratégia, gerindo seu fluxo caixa de forma técnica e aprofundando seus conhecimentos financeiros e contábeis, para que o plano seja executado de forma disciplinada.
Delegue tarefas e traga as pessoas para o problema
Empreendimento é ter sucesso com aqueles que atuam junto com você. As decisões não podem ser tomadas por uma única pessoa, isso faz com que a liderança se sobrecarregue e atrase processos. A partir do momento que as funções são bem definidas, a produtividade cresce e consequentemente a empresa e os lucros também.
Alocação de recursos
Não existe crescimento ou superação de crises, sem planejamento. Para isso é importante que haja a melhor alocação de recursos humanos e financeiro. Precisa-se apresentar aos colaboradores quais são os objetivos principais da empresa e definir qual vai ser a participação de cada um deles. O capital deve ser alocado para cada área que necessita de investimento e sempre levando em consideração o ROI referente a cada investimento.
Inove e invista em estratégias comerciais
O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, tanto pela grande oferta de produtos de distintas marcas, quanto pela crise financeira. O mercado percebe a baixa e, quando possível, espera por uma na queda nos preços para comprar.
Mediante a este quadro mercadológico é preciso que a empresa reformule sua estratégia e fuja da mesmice. Procure entender o seu consumidor, visualizando quais são as suas necessidades e como a sua empresa pode suprí-las. Dê mais benefícios aos produtos que já são sucesso na sua empresa. Lance novos produtos. E claro, invista em comunicação. Promova sua marca. Seus clientes precisam ser persuadidos o tempo todo para que a sua marca não seja esquecida.
Conclusão
Mediante ao cenário econômico que o ano de 2016 promete, o empreendedor deve fazer um planejamento financeiro, um direcionamento dos recursos humanos e delegar funções a cada um deles. Depois de ter organizado o interior da empresa é hora de pensar fora da caixa e investir em novos produtos e campanhas que façam que a sua marca seja lembrada.