Que atire a primeira pedra quem nunca teve que lidar com um profissional de vendas “insistente demais” nas negociações que realiza. Essa é uma situação que pode se tornar rotineira, especialmente em tempos de crise, onde os vendedores precisam mais do que nunca vender. Aliado a isso, a crise financeira faz com que várias empresas fiquem com um “pé atrás” na hora da compra, priorizando ações mais essenciais.
Entretanto, essa relação entre compradores e vendedores deve ser sempre bem balanceada, afinal muitas vezes não é só um bom preço que garante uma venda. Muito das transações também caem no relacionamento entre as empresas. Esse cenário é expressivo se considerarmos que muitas pequenas e médias empresas ainda utilizam o “bate papo” para finalizar suas vendas.
Pensando nisso, uma forma de melhorar e consolidar essa relação é adotar algumas boas práticas em seu negócio, tanto na área de vendas. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar tanto compradores quanto vendedores na hora de se relacionar com outras empresas.
Contatos iniciais
“A primeira impressão é a que fica”. O ditado é antigo, mas não poderia ser mais verdadeiro, mesmo no mais corporativo dos ambientes. Por isso, para se diferenciar no contato, é sempre bom se atentar em como ele é feito. O ideal é que a consulta não seja feita de forma invasiva, sempre avaliando disponibilidade para “agendar” uma negociação, assim nenhum esforço é feito em vão: nem o vendedor perde tempo preparando a proposta perfeita, tampouco o comprador perde ao avaliar tais propostas que não trarão nada ao seu negócio.
Caso a resposta seja positiva e o negócio avance, os contatos deve ser mais aprofundados e com mais informações!
Durante
Após os primeiros contatos realizados, é importante que as informações já estejam “fluindo” entre as duas partes. Nesse sentido, a utilização de documentos e apresentações que facilitem o trabalho durante a negociação é o mais importante.
Estar disponível para sanar dúvidas também é parte essencial do processo, já que as compras estão se concretizando e qualquer informação que ajude é bem vinda.
Pós-Compra
Apesar de ser a “parte final”, este é um dos momentos mais críticos do processo. Aqui, mais do que nunca, é importante manter uma rotina de contato com os vendedores ou compradores. Especialmente para as equipes de vendas, contatos após o processo podem render um ótimo relacionamento e, posteriormente, novas oportunidades de venda. Tudo isso através da fidelização entre empresas.
E você, como encara esse relacionamento em sua empresa?