Qual a importância e como realizar um planejamento estratégico para o cenário econômico de 2016?

O fim do ano está se aproximando e com ele começam as previsões para o ano que irá se iniciar. Muitas empresas já tem focado no  planejamento para o novo ano, construindo metas que deverão ser alcançadas, preparando a equipe e tentando ao máximo se sobressair sobre os concorrentes neste momento de crise.

Podemos perceber que a situação econômica brasileira não irá se resolver de uma hora para outra, será preciso planejamento e poderá levar um certo tempo, ou seja, este cenário de crise ainda pode demorar para mudar.

Desta forma, as empresas e organizações devem buscar realizar um planejamento estratégico voltado para este momento econômico. E, planejar estrategicamente é uma maneira de não ser pego de surpresa e comprometer resultados em situações adversas.

Outra vantagem e relevância de se realizar um planejamento estratégico é que, neste momento, os administradores das empresas e as organizações como um todo passam a conhecer os seus clientes, o mercado e os concorrentes de forma mais efetiva. Pois, proporciona as empresas uma visão sistêmica a curto, médio e longo prazo, dando a capacidade de minimizar erros e aumentar os acertos obtendo melhores resultados para a organização.

E como realizar um planejamento em épocas de crise?

Focado nas oportunidades

A crise é caracterizada como um momento de incertezas, então ao dar início na realização do planejamento estratégico, as empresas devem manter o foco nas oportunidades que não foram exploradas no mercado. Geralmente, em momentos melhores da economia, as empresas se perguntam como fazer mais do mesmo, ou seja, como melhorar as atividades que já realizam, mas em um momento de crise como o vivido hoje as perguntas devem tomar outro direcionamento, devem buscar explorar oportunidades que antes não eram vistas pela empresa.

Focado no corte de gastos desnecessários

As empresas não devem dar atenção aos custos somente em momentos de crise, a gestão deve sempre estar atenta a uma redução ou melhoria nesta área. Mas, em momentos contrários, surge a necessidade de estar ainda mais atento e, principalmente, para que não haja cortes em partes e processos que são essenciais as empresas e nem para a geração de valor para o cliente. É muito comum as empresas, nesse momento, cortarem investimentos em marketing ou desenvolvimento de equipes. A crise é cíclica, ela vai passar e eventualmente o seu concorrente pode estar fazendo melhor do que você. Na hora que as coisas melhorarem, ele vai sair na frente. Então tem coisas essenciais na organização que, embora a diminuição de receita em tempos de crise possa fazer com que pareçam custos, são na verdade investimentos fundamentais para a manutenção da qualidade dos serviços e da operação da empresa.

Focado na entrega da proposta de valor

E, para que neste momento, não se perca os clientes, a estratégia deve ser voltada para garantir que a proposta de valor das empresas sejam entregues aos clientes exatamente conforme o contratado. Pois, caso cortes que afetem a proposta de valor sejam feitos, o cliente poderá buscar no concorrente o serviço que a sua empresa deixou de entregar em uma situação momentânea. O esforço das organizações deve ser de, no mínimo, manter o padrão de qualidade, o nível de serviço e de entrega. E, caso exista a necessidade de reduzir o escopo, seja transparente com o cliente, renegocie o contrato, mas deixe claro que aquela é uma situação momentânea e que aquilo está sendo feito para atender uma contingência da crise.

Concluindo

Durante o período de crise e o cenário que se desenvolve para o ano de 2016, ter iniciativa e agir no momento certo, tem que ser prioridade. Saber o que planejar e o modo de executá-lo, é fundamental. A necessidade do exercício de se estabelecer um plano de crise e trabalhar nele segundo as normas estabelecidas é um desafio, mas as vantagens são grandes!

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