Mais conhecido como POP no meio corporativo, esta sigla é referente aos procedimentos operacionais padrão, que é uma descrição detalhada das operações para a realização de uma incumbência, como uma roteirização da atividade.
O POP vem como auxílio para ambas extremidades do processo já que melhora-se a gestão, usando de mecanismos que propiciem que todos os funcionários façam suas devidas tarefas com excelência e dentro do deadline, e também é benéfico para o funcionário que já recebe suas atividades descritas.
Vamos para a parte prática? Como funcionaria estes procedimentos?
Verifique a produtividade: É importante que se observe como anda a produtividade de seus funcionários, se eles estão conseguindo entregar as atividades nos prazos estipulados, e se não estão porque isto não está acontecendo? Há algum fator impeditório? Ele está tendo alguma dificuldade? Estes pontos devem ser levados em conta, e medidas devem ser tomadas para que se aumente a produtividade, como colocar um funcionário com maior tempo de casa para ajudar os mais novos.
Fluxograma: Esta é a etapa mais prática, pois é o momento em que se monta um mapa mental de cargos com as suas respectivas funções, assim como quais atividades dependem da entrega da atividade de um colega de trabalho ou da aprovação/cooperação de outro funcionário. Este fluxograma deve conter um anexo de descrição, com documentos de referência, evitando o tempo ocioso.
Observação de discrepância: Depois de ter verificado a produtividade e ter disponibilizado o fluxograma , é hora de começar a ver a discrepância da entrega das mesmas atividades.
Procedimentos Operacionais: Não são todas as atividades que devem ser padronizadas, somente as operacionais. Lembre-se que este é um mecanismo de otimização e não de robotização, até porque os melhores POP´s são aqueles que os próprios operadores devem auxiliar na elaboração, contribuindo com modificações e melhorias.