Princípios básicos para a gestão compras corporativas

Há anos atrás a função que se limitava ao almoxarifado, hoje é  reconhecida como uma das funções  mais importantes em uma empresa. O padrão atual exige que o comprador tenha ótimas qualificações e esteja preparado para usá-las em todas as ocasiões.

Entre os últimos temas abordados em nossos artigos, temos falado muito sobre a gestão de compras, como deve ser o perfil dos funcionários, além, de explicar o ciclo de compras e as suas funções, que vão muito além da simples aquisição. Hoje discutiremos sobre quais são os princípios básicos para que a gestão de compras corporativas seja efetivada de forma satisfatória.

Negociação

O plano de compras deve ser baseado no mix de produtos de necessidade da empresa x o mix de produtos disponíveis na gama de seu fornecedor. A partir do momento que eles se tornam compatíveis, abre-se a possibilidade de fazer negociações mediante ao alto volume de compras.

Estoque

É preciso que as aquisições sejam feitas na quantidade necessária para suprir a necessidade dos departamentos durante um determinado período de tempo, para que haja rotatividade e não comprometa o prazo de validade do produto, evitando assim o desperdício. Outro ponto a ser analisado é em relação ao espaço físico que deve ser o menor possível, uma vez que é mais vantajosa a periodicidade de compras do que um cômodo dedicado ao estoque.

Custo

Um dos princípios é que haja provisão dos suprimentos nas condições ideais pelo menor custo, no entanto, quando falamos em custo não devemos levar em consideração apenas o valor monetário de cada produto, mas sim o montante da operação, o que inclui o transporte. Caso a sua empresa possua       filiais, é interessante que a logística seja feita de forma direta, ou seja, que os suprimentos cheguem às filiais sem a necessidade de passar pela matriz, gerando economia.

Também será computada como economia os reajustes solicitados e as negociações puras, sempre que se conseguir reduzir um preço e/ou entregas feitas dentro do período obtido.

Qualidade

Como já citado, não é apenas o valor monetário que conta. É importante que seja avaliada a qualidade do produto x o seu investimento. A qualidade correta não significa a melhor qualidade disponível, por mais desejável que essa possa ser, elas terão de atender às necessidade dos departamentos da empresa. Qualidade correta significa melhor qualidade para determinado uso.

Meio ambiente

O desperdício não está ligado apenas aos suprimentos, mas também às suas embalagens! Já parou para pensar a quantidade de plástico e papelão que a sua empresa “produz” ? Por isso é viável que se tenha uma cultura enxuta (temos vários artigos sobre, para ler, basta clicar aqui) e haja um planejamento de reutilização ou descarte adequado para fins de reciclagem.

Tecnologia

O processo de compras feito pelo e-procurement traz facilidades para o departamento de compras, já que todo o processo é feito online, tanto os pedidos, homologações e/ou cancelamentos.

No e-procurement CorporativoSupply você conta com um painel de gestão com a possibilidade de adicionar vários perfis de usuário para que os funcionários tenham plena liberdade de fazer os seus pedidos conforme as necessidades de seu departamento, e este sistema é extremamente seguro pois os pedidos solicitados só são efetivados mediante a uma prévia autorização, depois de uma avaliação do porquê tais produtos estão sendo solicitados.

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