O início de ano, por natureza, é recheado de contas para pagar. E o ano de 2016 já começou com uma série de aspectos negativos como dólar em alta e altas de juros, que por consequência acarretam em queda do consumo.
Independentemente de ser uma empresa B2B ou B2C, esse cenário de mercado pode afetar as finanças do seu empreendimento. Portanto, o caminho mais curto para não ser atingido pelo aperto de início de ano e alcançar as metas da empresa é o PLANEJAMENTO.
Diferente do que muitos pensam, o planejamento independe do faturamento da empresa, porque além do planejamento financeiro organizar o orçamento de forma a aumentar o lucro, ele também ajuda a impedir que imprevistos venham desestruturar o faturamento. Quanto mais disciplinado for o planejamento, mais seguro será o fluxo de caixa.
Analisar entradas e saídas de caixa
Antes de querer elaborar qualquer estratégia, devemos começar pelo elementar: reunindo todas as informações de entrada e saída de capital.
Faça uma tabela com todos os gastos fixos (aluguel, internet, água, luz, funcionários, impostos, entre outros), gastos variáveis, investimentos que estão sendo feitos no estabelecimento físico e no ambiente online. Priorize sempre os gastos essenciais e deixe de lado os supérfluos.
Anote quais são as metas a curto e médio prazo e uma estimativa de capital para alcança-los.
Observe o cenário econômico
Para começar um bom planejamento é necessário estudar o cenário econômico, e analisar como está a situação financeira do setor em que a sua empresa atua. Observar como os concorrentes diretos tem se comportado, e como o mercado tem reagido de acordo com as suas ações. Analise também a economia de modo geral e como a situação de outros setores afetam o seu negócio.
Uma ferramenta utilizada para analisar o cenário é a análise PESTAL, que além do cenário econômico também faz um levantamento de outros tópicos que preparam a empresa as incertezas do ambiente.
No momento da pesquisa, é importante que se analise também a sazonalidade das vendas em determinadas épocas do ano, para que se reserve fundos, já que o faturamento será comprometido.
Estratégias
No dado momento, você já tem mapeado quais são os seus gastos, as suas dívidas e as suas metas. Agora é hora de começas a pensar nas melhores alternativas.
Para as empresas que estão endividas, a melhor solução será renegociar as dívidas, e organizar o orçamento para pagá-las o mais rápido possível, pois os juros abusivos consomem grande porcentagem do seu capital, o que retarda o processo de alcanças as metas estabelecidas.
O próximo passo é equilibrar receita e despesa, e avaliar se é o momento de fazer investimentos, e se sim, quanto de investimento é o ideal. Lembrando-se sempre de ir com calma, e ir analisando o ROI a cada investimento. Os recursos captados devem ser superiores ao custo do endividamento.
A ajuda profissional de um consultor de investimentos pode te auxiliar você nesta etapa do planejamento.
Divida o seu planejamento em níveis estratégico, tático e operacional, traçando estratégias de ações para alcançar os resultados desejados.
Monitoramento
De nada adianta fazer um belo planejamento, se não houver execução plena ou ajustes quando mudanças são percebidas no cenário da empresa e/ou economia.
É importante ter disciplina tanto para cumprir o planejamento quanto para recalcular a rota, pois mesmo com os melhores planos, eventos inesperados podem acontecer. Por isso reservar recursos todo mês é importante e irá minimizar as consequências.
Conclusão
As contas altas do início de ano e a crise financeira fazem com que as transações de venda tendam a cair. Para que o faturamento da sua empresa não seja afetado, faça um planejamento financeiro. Equilibre gastos e receita, trace metas, pense em objetivos e fique de olho no mercado.
Um dos aspectos muito importante dentro de um planejamento financeiro é o cálculo do salário dos sócios. Para saber mais clique aqui.