Pesquisa revela ociosidade nas reuniões

Uma das grandes dúvidas de gestores e funcionários nas organizações é como diminuir a ociosidade no período de trabalho. Isso se torna ainda mais preocupante quando ocorre durante as reuniões, etapa de extrema importância para o planejamento e acompanhamento de resultados das empresas, ou seja, o período em que se exige mais atenção por parte dos presentes.

Entretanto, essa não parece ser uma realidade tão próxima assim. A Qualitin, consultoria na área de gestão, realizou uma pesquisa com aproximadamente 200 gestores de empresas. O resultado é o suficiente para ligar o sinal de alerta, já que 14% dos entrevistados alegaram que percebem algum tipo de ociosidade nas reuniões, enquanto que 20%  dos gestores afirmaram que é comum alguns não apresentarem resultados.

Segundo Américo Predebon, diretor comercial da Qualitin, esses números são preocupantes devido a importância das reuniões dentro das organizações. “Reunião de resultados é onde se apresentam erros e acertos do período que evidenciam se o planejamento é cumprido. Portanto, se há ociosidade na reunião, há falta de produtividade na empresa e controles devem ser instalados.” , completa.

Portanto, reduzir essa porcentagem deve ser um objetivo constante nas empresas. Reuniões individuais de feedback e follow-ups (em forma de atas ou memorandos após a reunião) são boas alternativas para que a ociosidade diminua e os resultados sejam positivos para as próximas reuniões de equipe.

Ainda de acordo com Predebon, o combate à ociosidade é importante pois só assim é possível avaliar resultados de diversos setores. “A mensuração é fundamental e, portanto, deve se basear em indicadores precisos e padronizados. Todos os segmentos da empresa devem ser avaliados pelos resultados que devem produzir para a organização e nada reflete melhor suas performances do que números”, encerra.

E você, enxerga essas estatísticas na sua empresa? Como combater a ociosidade?

Fonte: Consultoria Qualitin | Administradores.com

Leave a reply