Nos dias atuais da nossa sociedade, a preocupação com o meio ambiente é uma constante, e empresas que pensam de maneira sustentável geram um diferencial competitivo e são vistas com olhos mais simpáticos pelos consumidores.
Cuidar do meio ambiente é muito mais do que gerar diferencial competitivo, é ser uma organização preocupada com o futuro e atenta a melhorias que impactam a sociedade.
Quando olhamos para produtos consumidos no interior de uma empresa, principalmente, a que se refere a materiais de escritório, podemos nos deparar com diversos tipos de papéis. E, a partir daí, alguns hábitos internos da empresa podem ser alterados para se encaixar nesse perfil de preocupação com o meio ambiente.
Os papéis sulfites e reciclados são exemplos de materiais que podem ser analisados para saber qual o gera maior economia e apresenta este perfil de diferenciação e sustentabilidade.
Por este motivo, apresentaremos as vantagens e desvantagens de ambos, para que a melhor decisão possa ser tomada.
Papel Sulfite
O papel sulfite é o mais comum e com o menor preço que existe no mercado. Porém, a sua fabricação pode trazer danos ao meio ambiente. Este tipo de papel também pode ser chamado de apergaminhado e é fabricado com celulose branqueada, com a adição de carga mineral, na ordem de 10 a 15% de cinzas, bem colado, acabamento alisado, para uso comercial e industrial. A celulose, que é a base da fabricação do papel, é um componente dos troncos das árvores, desta forma, a produção deste papel precisa de componentes naturais e assim, afeta o meio ambiente. E todas as árvores desmatadas precisam ser plantadas novamente.
Papel Reciclado
O papel reciclado por sua vez, é feito a base de outros papeis, e promove a reutilização de papeis que seriam jogados fora e causariam danos ao meio ambiente. Com a produção de papeis reciclados existe uma economia de recursos naturais como a madeira, água e energia. A principio este tipo de papel costumava ser grosseiro e poderia enroscar na hora da impressão, mas, atualmente, sua gramatura é equivalente a do papel sulfite, por este motivo pode ser usado para as mesmas finalidades. Seu valor é um pouco mais elevado que a do papel sulfite comum, porém este valor é compensado quando se pensa na redução de danos ao meio ambiente que este tipo de papel pode causar.
A melhor opção
Quando analisamos estas vantagens e desvantagens, podemos perceber que o uso do papel comum, o sulfite, ainda é o de maior escala, justamente por seu preço ser menor, mas, este, não traz nenhum tipo de conscientização ambiental. Já o papel reciclado, que possui as mesmas utilidades de um papel sulfite, apresenta um valor de compra mais elevado mas pode garantir uma vantagem competitiva para as empresas que fazem uso deste por adquirirem um posicionamente como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com o futuro da sociedade.
Se a sua empresa busca se posicionar no mercado como que possui consciência ambiental. É preciso passar essa imagem para o cliente em todos os aspectos, desde uma postura do seu colaborador, até o papel que é impresso o contrato. Portanto, esse aspecto é um detalhe que muitas vezes passa desapercebido, mas que pode fazer toda a diferença quando está nas mãos do cliente ou de um stakeholder.
Na Corporativo Supply, você encontra estes e diversos outros tipos de papéis, cada qual com a sua função específica para consumo da sua empresa. E, por apresentar um ambiente completamente online, acaba por reduzir o esforço no momento de realizar sua compra. Para conferir está linha de produtos e muitas outras, basta clicar aqui e fazer seu cadastro.