A aplicação dos conceitos de otimização de processos e qualidade total saiu das linhas de produção industrial e passou a integrar o rol de ferramentas de gestão de processos administrativos e financeiros, buscando ganhar escala e eficiência na execução de atividades em sua maioria transacionais, porém não se restringindo a estas.
São vantagens da adoção de um Centro de Serviços Compartilhados a facilidade de se plugar ou desplugar novas operações, melhorar o nível de serviços administrativos e sustentar o crescimento agregando qualidade na operação e custos em patamares inferiores ao aumento do faturamento.
Os benefícios financeiros da adoção da prática de Centro de Serviços Compartilhados, também conhecida como Shared Services Centers, estão relacionados à aplicação de alavancas:
- Ganho de escala pela centralização
- Redução de erros e melhoria na entrega de serviços por melhoria de processos
- Ganho de produtividade e controle pela implantação do modelo de atendimento
- Redução de custos e melhoria na gestão da equipe por reestruturação da pirâmide de gestão
- Redução de custos e adequação dos níveis salariais de acordo com o nível de especialização exigido por arbitragem salarial e alteração da localização do CSC