Para que a área financeira de uma empresa seja saudável é preciso que seja feito um planejamento criterioso, e para isso é necessário que haja uma coleta de informações de uma análise anterior. Um orçamento que não é medido, também não pode ser gerenciado.
O orçamento é fator determinante antes de qualquer tomada de decisão, é por isso que ele tem que ser gerido de forma analítica para que o orçamento tenha uma contabilidade estratégica, garantindo um futuro promissor para a empresa.
Dentro deste contexto é que existe o orçamento por centro de custo, que consiste na divisão de custos de cada setor, a fim de apurar e definir o custo gerado por cada um deles e fazer analises individuais, sendo assim facilitando a visualização macro e micro da vida financeira da empresa e serão classificadas todas as despesas e receitas.
Os centros de custos tiveram origem no ramo conhecido como “Contabilidade Departamental”, desenvolvido pelas corporações americanas no início do século XX. O resultado foi tão fantástico que este método cresceu e hoje também existem centros mais segmentados, como:
- Centros de despesas,
- Centros de investimento e
- Centro de lucros.
Os principais objetivos do centro de custos são facilitar e otimizar a classificação dos gastos de cada departamento de forma isolada e definir a responsabilidade pelos gastos do departamento ou setor em questão.
Para que o Centro de custo seja feito com melhor êxito, podem ser divididos em diretos ou indiretos/auxiliares. E dentro desta, fazer subdivisões.
Dentro desta divisão, é preciso que se observe os custos fixos e variáveis . Depois de relacionar todos os custos segundo o setor de sua natureza é preciso e classificar de forma minuciosa, analisando e comparando diferenças através de análises comparativas. É importante de definir os custos hora-homem, hora-máquina, kg de produtos/hora.
Para que a empresa coloque as análises em ação, ela pode dividir as contas em três planos:
- Plano de contas da Contabilidade,
- Plano de contas da Tesouraria e
- Plano de contas orçamentário
E a partir de então, o plano de contas é capaz de planejar um novo orçamento, propondo cortes diferente das receitas e das despesas da empresa, que não influenciam na qualidade final do produto e nem na queda de produtividade.