O uso do e-procurement ainda está começando no Brasil, mas o método já vem sendo utilizado na Europa e Estados Unidos, principalmente nos setores da administração pública, trazendo resultados expressivos. Entretanto, o sistema também pode ser usado como forma de redução em vários fatores no seu negócio. Fizemos uma lista com o que você pode diminuir:
Redução de erros – transformar o processo em algo automático reduz o número de erros na hora da compra dos suprimentos de uma empresa. Não é diferente com o seu negócio. Implantando o e-procurement, a chance de você ter que lidar com alguma dor de cabeça diminui bastante.
Redução de inventário – sem tantos pedidos para os muitos fornecedores, a necessidade de um estoque maior vai deixando de existir. Isso se deve ao fato de que a certeza no absatecimento é maior, proporcionando um inventário pequeno se comparado a empresas que não usam o e-procurement.
Redução dos preços – com o processo centralizado, a diminuição nos custos é evidente. Isso acontece pois a plafatorma eletrônica minimiza a possibilidade de favorecimento de um fornecedor em específico diminui. Esse tipo de acontecimento é raro, mas pode acontecer muito por causa de desvios de conduta dos responsáveis pelas compras.
Redução do tempo de compra – o e-procurement melhora a velocidade da compra, automatizando um processo que antes era feito de forma manual. Sendo assim, reduz o tempo na hora da compra e permite otimizar as tarefas.