Número de empresários com estoques elevados atinge 36,3% em junho

A Federeção do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) publicou uma pesquisa com a percepção dos empresários em relação ao nível de estoques do comércio.

O índice apresentou alta de 3,1%, atingindo 101,5 pontos no mês de junho, 3 a mais do que em maio. Já no comparativo do ano, o índice diminuiu 11,1%. Os dados são do Índice de Estoques (IE) da FecomercioSP  abordam a região metropolitana de São Paulo. Esse índice serve pra captar a percepção do comércio quanto ao volume de estoque nas lojas.

Já a proporção de empresários que vêem seus estoques elevados atingiu 36,3%. Esse número é considerado alto, apesar de ter demonstrado queda com relação ao mês de maio. Já quando o assunto é o volume de estoque abaixo do adequado, os números apontaram 12,6%.

Para a FecomercioSP, esses dados mostram uma resistência maior dos estoques do que havia sido previsto. Essa distância entre os níveis de estoque também indica que há uma demora na recuperação das encomendas por parte do comércio, sendo uma má notícia para a indústria. Para a federação, o consumidor se tornará cada vez mais cauteloso enquanto melhoras em empregos e rendas não acontecerem.

A FecomercioSP aponta o que muitas empresas estão sentindo há alguns meses: o país atravessa a pior crise dos últimos 25 anos. Entretanto, as instituições estão mais sólidas atualmente e segundo a entidade, o crescimento deve ser restabelecido  em dois anos, desde que haja uma adoção de uma agenda de reformas e ajustes.

Fonte: Investimentos e Notícias

Leave a reply