Modelo Canvas para os negócios: Inovação, empreendedorismo e criação em um único lugar

Começar um novo negócio não é uma tarefa fácil. Há muito no que se pensar: Clientes, custos, infraestutura, canais de comunicação, parcerias, metas e tantas outras coisas. Aposto que você já cansou só de ler, né?

Defrontado por esse dilema, Alexander Osterwalder, consultor do universo Business, propôs uma ferramenta de gerenciamento estratégico que mudaria a realidade do modelo de negócios. Assim surgiu o Bussiness Model Canvas.

O Canvas é um mapa que rastreia os principais itens constituintes de uma empresa, permitindo uma rápida análise de todas as áreas do seu empreendimento. Utilizado por grandes companhias, como a PwC, ele é um excelente suporte para empreendedores novos, como aqueles iniciando startups, mas acompanham também, com extrema eficiência, aqueles que estão inseridos há mais tempo no mercado, como executivos, analistas e gerentes de projetos internos.

Exemplo de Canvas utilizado para analisar o modelo de negócios do facebook.
Exemplo de Canvas utilizado para analisar o modelo de negócios do facebook.

Modelos como o mostrado acima podem ser impressos em uma grande superfice, de preferência uma cartolina. Assim, o time de sua empresa conseguirá esboçar e discutir os elementos necessários. Uma dica é usar post-its para as anotações, pois, por ser fundamental uma revisão constante, as altareções poderão ser feitas de maneira mais visual e flexível.

Comece a transformar suas ideias em oportunidades!

Leave a reply