Hoje o texto é para você que é novo aqui no blog do CorporativoSupply , está em busca de informações de como funciona o e-procurement e porque ele é vantajoso para a sua empresa.
Primeiramente precisamos entender o que é o e-procurement. Nada mais é que o e-commerce segmentado para as empresas. Consiste na aplicação da tecnologia eletrônica digital nas etapas do processo de compras, ou seja, o e-procurement integra todos os processos de negócios, desde a consulta a um catálogo de produtos online, à emissão de pedidos e pagamentos, sempre escolhendo o melhor caminho e proporcionando uma melhor experiência ao gestor de compras que visa agilidade, organização e redução de custos.
Toda a gestão pode ficar sob responsabilidade do software, pois o mesmo é capaz de gerenciar as compras através do cruzamento de visão analítica dos relatórios de compras, entre outros. O que evita cotação com diversos fornecedores que muitas vezes acabam oferecendo poucos benefícios e vantagens ou até mesmo uma variação periódica de preços para uma mesma empresa.
O e-procurent, já vem sendo utilizado em vários países ao redor do mundo. A Irlanda, é um exemplo claro de país com um dos maiores índices de uso de e-procurement no mundo, quase metade das empresas (43%) utiliza o e-procurement ou alguma solução como forma de redução de custos.
Entre seus benefícios existe a possibilidade de agregar as solicitações de compras dos diversos setores da empresa, em uma única lista de compras o que permite uma melhor negociação, e a redução de custos da logística e transporte, já que todo o pedido vem em um único caminhão.
Através destes benefícios podemos concluir que este software é ideal para :
- Otimização de tempo e tarefas – pois reduz os esforços operacionais e melhora a velocidade da compra, automatizando um processo que antes era feito de forma manual. Sendo assim, reduz o tempo na hora da compra e permite otimizar as tarefas.
- Redução de custos – devido à redução de fornecedores e às análises de relatórios de gastos por centro de custo permitem realocação de verba e análise sobre quais áreas gastam mais e com quais produtos e serviço, possibilitam melhores estratégias de compras. Além disso, você pode negociar e validar uma tabela de preço que vá ao encontro das necessidades de sua empresa devido a rotina de compras e necessidades apresentadas ao seu parceiro de negócios.
- Simulação de erros e acertos – transformar o processo de compras em algo automático reduz o número de erros na hora da aquisição de suprimentos para uma empresa. Implantando o e-procurement, a chance de você ter que lidar com alguma dor de cabeça diminui bastante.
- Menor espaço para estoque – sem tantos pedidos para os muitos fornecedores, a necessidade de um estoque maior vai deixando de existir. Isso se deve ao fato de que a certeza no abastecimento é maior, proporcionando um inventário pequeno se comparado a empresas que não usam o e-procurement.
Ficou interessado e quer saber mais? Aqui no blog disponibilizamos conteúdos que abordam temas como: e-procurement, a tecnologia na gestão de compras, orçamento por centro de custo entre outros.
Para ler mais, clique aqui