Energia elétrica é essencial para o funcionamento de qualquer estabelecimento, seja empresarial, industrial ou uma residência. Não conseguimos mais e não podemos viver ou trabalhar sem este recurso, e isso já ocorre há um logo tempo. Pois bem, com as decorrentes altas no custo da energia elétrica, essa parte tem um custo elevado e assim, tem atingido um patamar de criação de métodos que possam gerar economia deste recurso.
Quando pensamos em energia elétrica, podemos ser direcionados rapidamente para a iluminação. Pois sem ela, muito do que precisa ser feito, seria, certamente, mais complicado. Existe a iluminação natural e a artificial, e esta última que utiliza da energia elétrica para existir.
Existem diversos tipos de lâmpadas e suas vantagens e desvantagens são inúmeras. As lâmpadas incandescentes foram retiradas do mercado brasileiro por não serem sustentáveis, consumirem muita energia, possuírem uma vida útil curta e iluminarem menos. Para substituir este tipo de lâmpada temos três opções, as halogenas, as fluorescentes e LED.
E para garantir uma melhor escolha e que seja mais vantajosa e econômica para a sua organização, separamos as vantagens e desvantagens destes modelos.
Halogenas
As lâmpadas halogenas possuem o mesmo princípio de funcionamento que as lâmpadas incandescentes, isto é, são, em geral, formadas por uma ampola com um filamento fino de tungstênio (W), metal com ponto de fusão elevado, aguentando altas temperaturas. Quando esse filamento de tungstênio é percorrido pela corrente elétrica, ele emite uma luz branca de tom levemente amarelado. No entanto, a diferença das lâmpadas incandescentes comuns para as lâmpadas halogenas é que, essas últimas, contêm iodo gasoso em seu interior. O resultado é que esse tipo de lâmpada não escurece e tem maior durabilidade.
As lâmpadas incandescestes comuns duravam em média 1 ano ou 1000 horas, já as halogenas duram 2000 horas e podem chegar a 5000 horas. Sua economia em relação as incandescentes chega a 30%. Estas lâmpadas custam, em média, R$8,00 e consomem 50W.
Fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes funcionam de maneira diferente das incandescentes, baseadas no principio da radiação ultravioleta que provocam fluorescência na pintura interna do tubo de vidro, emitindo luz. Conforme a pintura interna dessas lâmpadas a cor da luz pode variar desde o branco intenso até a luz negra. Fazem uso de um reator para o seu funcionamento, o que aumenta o custo.
Sua durabilidade atinge até 8.000 horas, 6.000 horas a mais que as lâmpadas halogenas. Em relação as lâmpadas incandescentes, sua economia atinge 80%. Estas lâmpadas possuem um “Fator de Potência” baixo (+/- 0,4), fazendo com que uma lâmpada de potencia 23 W (equivalente a uma potencia de 100 W incandescente) consuma uma potencia de 23/0,4 W, ou seja, 57,5 W. Seu preço de compra é mais elevado, podendo chegar a a 150,00 ou mais. Mas, este valor é compensado pela economia de energia gerada. Este modelo de lâmpada não deve ser quebrado e exige uma coleta de resíduos especial por causa do mercúrio presente nos tubos, um metal extremamente tóxico.
LED
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz, tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido (Solid State). Para gerar a luz, as lâmpadas de LED possuem um chip semicondutor, este chip apresenta dimensões muito reduzidas.
Esse modelo chega a durar até 50 vezes mais que a incandescente e proporciona economia de até 80% na conta de luz. O consumo de um conjunto de LED é de apenas 20 W. E estas lâmpadas são muito mais resistentes do que as incandescentes e fluorescentes. Seu custo é muito mais elevado que as halogenas e fluorescentes, podendo custar R$200,00, mas como a sua durabilidade atinge 50.000 horas e seu consumo de energia é baixo, o seu valor também pode ser compensado pela conta de energia.
Qual a melhor opção?
Ambas as opções oferecem vantagens, porem a lâmpadas halogenas a vantagem é observada a curto prazo, pois apresenta um custo reduzido mas consome maior energia, tornando a conta de energia elétrica mais cara. Já as lâmpadas fluorescentes e as de LED são mais caras, a princípio, mas possuem uma economia muito mais significativa no consumo de energia. Este fator pode representar uma vantagem para as empresas e organizações que fizerem uso destas, pois reduzirão custos com a energia elétrica, podendo focar em outras áreas que merecem mais atenção.
E a Corporativo Supply oferece ambas alternativas para a iluminação da sua empresa, reduzindo o esforço no momento de realizar sua compra pois conta com um sistema inteiramente online e de fácil acesso que permite solicitar o pedido e gerenciar os suprimentos. Para conferir está linha de produtos e muitas outras, basta clicar aqui e fazer seu cadastro.