Para que haja uma administração efetiva, é preciso que seja feito um controle de natureza estratégica da rotina de compras. Levando em consideração alguns indicadores que permitem mensurar o desempenho do departamento de compras e se este, está cumprindo com o papel de comprar produtos de qualidade, com boas negociações através de contratos, baixos preços, e em quantidades necessárias que não fiquem estocadas.

É a partir destas análises que será possível acompanhar a performance e perceber quais foram os pontos fortes e fracos, alcance das metas, a identificação de avanços e de erros. Tudo isso contribui no processo de decisão e apontamentos para possíveis correções e melhorias na gestão de compras, a fim de que haja economia na aquisição de suprimentos e que se siga um planejamento bem definido.

Hoje vamos definir algumas ferramentas que servem como indicadores e estratégias que a sua empresa pode usar para mensurar o plano de compras.

CSP
– cost saving plan

Plano de redução de custos item a item. Este, acompanha a evolução, confrontando se
a prática tem seguido o planejamento e se a estatística real tem alcançado a
hipotética.

Saving

Indicador que mede a eficiência e a capacidade de geração de lucro do setor (orçado x
comprado).

SLA

Apesar de ser um método mais utilizado com clientes, pois funciona através do
feedback, o SLA também pode ser usado para avaliar a performance do
departamento de compras de grandes empresas (um feedback entre filiais e
centrais) possibilitando melhoria contínua.

Tecnologia
de informação

Pode oferecer moderno recurso de workflow, assegurando consistência e disciplina
nos processos.

Lead time

Indicador de eficiência operacional do processo medindo o intervalo de tempo entre a
requisição da compra até a sua entrega.

Porcentagem
de erro das requisições

Indicador que mede a capacidade técnica do departamento de compras, em fazer as
requisições segundo dados e parâmetros da empresa.

Devoluções

 

Mede o percentual de devoluções, (devoluções x quantidade comprada), podendo
identificar quais são as classes de suprimentos que devem ter suas
quantidades reavaliadas.

Sales &
operations planning

Pode-se avaliar desafios e identificar alternativas, estabelecendo um consenso para
integrar as ações das diversas funções administrativas.

 

Fazendo as compras de sua empresa no CorporativoSupply, pode-se simplificar o processo de mensurar a performance do departamento de compras, já que o CorporativoSupply é um e-procurement que tem um gestor de compras integrado em sua plataforma, com emissor de relatórios.

Além de um mix variado de produtos (mais de 15 mil ), pode-se mensurar mensalmente o saldo de compras, fazendo as possíveis melhorias em seu departamento de compras.

Faça já o seu cadastro e descubra um universo de vantagens.

Leave a reply