Os CSC – Centros de Serviços Compartilhados – são estruturas de centralização processual que cuidam das atividades de suporte de uma empresa, como o financeiro, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, logística entre outros. O CSC deve ser usado como estratégia de negócio.
Trata-se de um modelo onde se organizam os processos do back office e os mesmos são separados de acordo com uma visão de produtos e serviços integrados que seguem uma linha em comum, pois desta maneira propicia-se a colaboração para efetuar e atingir os objetivos, inclusive os de proteção da tesouraria por meio de redução de custos. É uma alternativa que as empresas encontraram a fim de que garantam a vantagem competitiva a partir de processos internos efetivos e sempre atentos às necessidades dos clientes.
Para uma melhor organização do CSC, os ciclos de implementação podem ser divididos em três:
Centralização |
· Proporciona rápidas fontes de ganho por meio da divisão de tarefas, · Tem maior foco em atividades de suporte · Traz melhoria |
Gestão de Processos |
· Padronização, otimização das tarefas · Implantação das melhores práticas a fim de minimizar o retrabalho · Automaçã de atividades · Aumento da produtividade em equipe |
Gestão de Demanda Interna |
· Melhores escolhas com base no custo total · Melhor planejamento do consumo · Implantaçã dos SLA’s · Maior comprometimento com a execução dos processos |
Depois de tarefas dadas é preciso que a equipe esteja ciente que existem pilares essenciais para que o funcionamento do CSC seja efetivo, buscando integrar a estratégia do CSC às atividades do dia-a-dia de gestão dos processos.
- Modelos de Custeio / Precificação e Cobrança: Pilar que melhor define o modo com o qual os custos do CSC serão aplicados, possibilitando a visualização do custo total envolvido em cada etapa dos ciclos e processos.
- SLA / SLA Reverso: Estabelecimento das metas e acordos de níveis de serviço, componente eficaz para definir o compromisso entre o CSC e aqueles que usam seus serviços.
- Relacionamento com Clientes Internos: Este pilar visa otimização e da comunicação do CSC com toda a corporação. Tem como maior objetivo promover a segregação de funções entre a área responsável pelo relacionamento com os clientes internos e a área responsável pela execução dos processos, dividindo atendimento de operação.
Aqui no CorporativoSupply sua empresa sempre fica antenada em quais são as tendência do mercado corporativo e como as empresas tem garantido lucratividade através dos métodos de gestão financeira.
Para receber News semanais e ficar por dentro de tudo, cadastre-se já, é gratuito!