O sucesso de uma cultura Lean vai muito além da aplicação de ferramentas. A aplicação dessas propiciam resultados expressivos e empolgantes, mas na maioria das vezes não são duradouros. Um fator que é um grande desafio para as empresas e que tem caráter decisivo para o sucesso da cultura Lean é a gestão de pessoas e equipes.
Muito da dificuldade deste desafio é advindo do fato de que os gestores se mantém distantes das pessoas, e dos processos sob suas responsabilidades.
Os gestores de pessoas devem estar ao lado das lideranças como responsáveis por auxiliar na construção deuma cultura voltada para a resolução de problemas utilizando os princípios lean.. Porém, muitas empresas tem dado ênfase em ferramentas e pouca abordagem dos requisitos da liderança no dia a dia na transformação de uma cultura em direção ao sucesso das empresas.
Portanto é necessário que o gestor de pessoas e os gestores da empresa como um todo, adotem algumas atitudes que irão garantir maior eficiência na implementação e na transformação para uma cultura lean.
Para atingir o sucesso na implementação é preciso:
Saber ouvir a opinião dos colaboradores
Um gestor lean deve preocupar-se com a equipe, pois ela é arte essencial no processo. Deve-se ouvir e dar voz aos colaboradores, pois são estes que executam de forma efetiva os processos.
É comum os gestores se sentirem “donos” da equipe, mas não parte integrante dela, correndo o risco de não ser aceito por ela. Desta forma, esta atitude não encaminhará para que os colaboradores assumam um compromisso, criando uma unidade coesa de trabalho com bons resultados. Então, o gestor deve andar na direção de construir uma cultura sólida de excelência operacional com fortes alicerces e princípios, e para isso os processos devem ser bem dominados, conhecidos e alinhados para que a equipe compreenda e crie compromisso para com os gestores e os processos.
E, a mudança para o estilo de gestão e liderança lean é muito trabalhosa e requer grandes transformações quando a empresa não possui já essa cultura. Os gestores devem aprender a a fazer as perguntas certas para que as pessoas os ajudem a identificar e resolver os problemas. Um verdadeiro líder lean respeita seus colaboradores e se coloca ao lado deles, ao ponto de substituí-los, quando necessário na elaboração e execução do trabalho.
Ser um bom instrutor e educador
A mentalidade enxuta requer uma mudança de cultura associada ao ganho de conhecimento e a constante busca pela eliminação de desperdícios, e para isso, é preciso olhar para as pessoas. Então, um bom gestor deve ter conhecimento de todos os processos e não se conformar, buscando sempre melhoria contínua para as operações. Para assim, assumir seu papel como instrutor e educador dos seus liderados.
A partir daí poderá extrair da sua equipe as melhores habilidades de cada membro, com respeito, valorização e reconhecimento. Uma boa forma de demonstrar respeito e reconhecer a importância da equipe em todo o processo é proporcionar melhoria no desempenho profissional e pessoa de cada um.
Pela filosofia lean, isso é feito por meio de treinamentos de técnicas e ferramentas disponíveis para a melhoria da performance de seu trabalho diário e melhoria da eficiência através da redução dos desperdícios, ligando-as cada vez mais com o valor do cliente.
Concluindo
Então, numa jornada lean para uma verdadeira transformação é preciso conhecimento, vocação e muito trabalho. E, todo este conhecimento deverá ser passado para todas as pessoas que fazem parte do processo, e, além disso, os gestores de equipe devem sempre ouvir o que os colaboradores tem a dizer, pois são eles que detém o conhecimento de todo os processos, tanto a elaboração quanto a execução, podendo apontar o que está errado e ter ideias de como melhorar.
Durante o mês de janeiro, estamos abordando no Blog uma cultura enxuta, e para ter maior conhecimento do papel do líder e gestor neste processo de implementação, não deixe de conferir os outros textos!