Vivemos uma época em que a competitividade de mercado se encontra cada vez mais forte, e as empresas precisam buscar alternativas para se destacarem no mercado. Assim, palavras como inovação, tecnologia, qualidade,garantia de sustentabilidade, gestão estratégica, redução de custos e desperdícios começam a ser constantes no dia a dia empresarial.
Então, realizar um planejamento visando o futuro com uma visão de mercado e promovendo inovação, e, além disso, conhecer as necessidades dos clientes e colaboradores deve ser e fazer parte da estratégia das empresas que buscam se consolidar no mercado onde atuam.
E, para que estes fatores possam ser postos em prática é preciso haver uma melhoria contínua afim de reduzir os desperdícios. Os desperdícios de uma organização podem ser classificados em desperdícios de superprodução, de tempo disponível (espera), em transporte, do processamento em si, de estoque e de produzir produtos defeituosos.
E, a eliminação completa desses desperdícios pode aumentar a eficiência das operações em uma ampla margem. E, para isto, algumas ferramentas podem ser utilizadas, tornando o processo mais eficiente. Como a ferramenta 5S e a de Mapeamento do Fluxo de Valor.
Ferramenta 5S
Esta ferramenta surgiu no Japão na década de 1950, quando o professor Kaoru Ishikawa juntamente com sua equipe lançou um programa de eliminação de perdas e combate aos desperdícios no intuito de aproveitar ao máximo os recursos de uma nação destruída pela guerra. Ela é composta de 5 sensos ou ações. São sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Autodisciplina.
Esta ferramenta possui baixo custo de implementação e é a base da gestão da qualidade sendo considerado por muitos praticamente uma premissa.. Consiste no treinamento dos colaboradores e na organização dos processos e infraestrutura da empresa visando a melhoria e mudança de hábitos e comportamentos, afim de promover a organização do ambientes.
A partir daí as pessoas passam a gerir melhor os recursos, causando menos desperdício, e consequentemente aumentando a produtividade das pessoas. Como se trata de um programa que propõe a mudança de comportamento e hábitos, o 5S precisa de um tempo para começar a mostrar os resultados e também de auditoria – tratado no quinto senso (Autodisciplina). Este tempo depende muito de como as pessoas encaram este novo desafio, porém após a filosofia ser incorporada, as vantagens possuem efeito contínuo e positivo. Uma empresa aplicando de forma efetiva os princípios do 5S já está com a base pronta para iniciar um programa de melhoria contínua.
Mapeamento do Fluxo do Valor
Esta ferramenta atinge resultados extraordinários, apresenta sua importância como ferramenta da produção enxuta auxiliando no desenvolvimento de um fluxo enxuto, na visualização do fluxo da produção e tem como objetivo principal destacar tudo aquilo que gera e não gera valor aos olhos do cliente. Pode ser considerada a única técnica que permite enxergar todo o fluxo de valor da empresa através do mapeamento de um estado atual, onde se destaca não somente o fluxo de materiais, mas também o fluxo de informações. Após o mapeamento do estado atual concluído, constrói-se o mapeamento de estado futuro já com as melhorias propostas e em seguida elabora-se um plano de ação para implementar as melhorias no menor espaço de tempo possível. Quando as implementações do plano de ação forem concluídas, elabora-se outro mapa de estado atual, constrói-se novamente o mapa de estado futuro como as melhorias sugeridas, plano de ação e assim por diante. É uma ferramenta de metodologia cíclica, ou seja, sempre construindo mapas e sugerindo melhorias. O mapa é desenhado através de símbolos gráficos simples, identificando-se os desperdícios, suas fontes geradoras e contribuindo para revelar as oportunidades de melhorias na construção do estado futuro, sempre integrando todos os departamentos da empresa. Contribui significativamente para a redução do desperdício e lead time, aumento da qualidade, produtividade e lucratividade.
Concluindo
Para se atingir uma redução dos desperdícios de forma significativa e duradoura, é necessário um processo de melhoria contínua que esteja ligado ao total envolvimento da alta direção bem como na cultura das pessoas. É necessário promover ações de educação, treinamento, mudanças comportamentais e físicas e um programa para valorização das pessoas. Também deve ser destacada a importância do trabalho em equipe e o papel da média chefia que na maioria das vezes está diretamente relacionada com as mudanças.
E, para continuar usando ferramentas úteis no dia a dia da sua empresa, aqui no Blog já falamos de mais duas que podem elevar a qualidade dos serviços e produtos e ainda reduzir custos, é o Diagrama de Pareto e o Diagrama de Causa e Efeito.