Não é de agora que as empresas tem percebido a importância da tecnologia para auxílio nos setores internos. A logística já tem utilizado softwares e sistemas tecnológicos para tornar o processo mais eficientes e produtivo, e o setor de compras não está fora desta situação. As empresas tem feito uso do e-procurement nas compras corporativas.
O e-procurement é o termo usado para descrever completamente o uso de métodos eletrônicos em cada estágio do processo da compra, identificada, desde a solicitação até o pagamento, e contrair informações de potencial a gerência executiva.
Este método apresenta uma maior segurança na realização dos pedidos e na possibilidade de gerenciar as compras, otimizando tempo, assim reduzindo esforços operacionais advindos dos sistemas convencionais de cotações. Outro fator, importante para a escolha deste método é que este implica numa redução de custos.
Outro benefício do e-procurement advêm da melhoria da eficiência decorrente da reavaliação da forma como as empresas operacionalizam suas compras. Pois, ao se reduzir o número de fornecedores, os custos administrativos caem e a empresa desenvolve uma orientação estratégica de compras muito mais clara.
Além destes dois benefícios existem quatro incentivos essenciais à adoção do e-procurement pelas empresas. A partir da adoção deste, possibilidades de agregar as compras de vários departamentos ou divisões, com melhoria do poder de barganha, obtenção de descontos por volume e redução dos custos de transação começam a acontecer, além da redução das compras de fornecedores não credenciados ou que não atendam aos requisitos de qualidade. Uma outra possibilidade é a de criação de uma política de compras mais conservadora, que busque o ponto de equilíbrio mais adequado entre preço e qualidade para os diversos fornecedores disponíveis e o desenvolvimento de uma visão mais apurada das disparidades que ocorrem entre preços, qualidade, velocidade e confiabilidade da entrega.
Pois bem, o uso deste método ou conjunto de métodos pode ser aplicável a compra de materiais não produtivos, que são aqueles que não são utilizados na composição do produto final, e de materiais produtivos, que são incorporados ao produto da empresa.
Materiais não produtivos
Os materiais não produtivos são produtos e serviços que se apresentam como suporte no funcionamento da organização, tais como materiais de escritório, móveis, computadores para as áreas administrativas. Estes materiais não possuem impacto direto na qualidade do produto ou serviço. Portanto, para a aquisição destes o preço aparece como o principal fator determinante da compra. Desta forma, são priorizados dispositivos e meios que estimulem a concorrência entre os fornecedores, facilitando a escolha daquele que oferece as melhores condições momentâneas de negociação. Por não serem centrais aos seus processos produtivos, oferecendo, portanto, baixo risco de afetar o desempenho da empresa no mercado, em caso de problemas, os materiais não produtivos foram os primeiros que as organizações passaram a comprar pela Internet.
Materiais produtivos
Materiais produtivos são aqueles utilizados diretamente como matéria-prima ou componentes nos processos produtivos da organização. Embora hoje as empresas ainda se demonstrem relutantes em utilizar mercados eletrônicos para adquirir matérias-primas a serem utilizadas diretamente no processo produtivo; é possível que a aceitação no futuro aumente da mesma forma como ocorre com materiais não produtivos. Isto pode ocorrer se os mercados eletrônicos se afirmarem como um meio seguro e confiável para transacionar, além de oferecerem um espaço para negociação e relacionamento entre fornecedores e compradores.
Concluindo
Por meio do e-procurement, as empresas podem obter melhores resultados, principalmente se integrarem os sistemas dos demais participantes da cadeia de suprimentos, assim aprimorando a comunicação entre parceiros e a exploração das vantagens da melhor qualidade da informação com reflexos diretos no nível de estoques e no planejamento do uso da capacidade produtiva.
E, os materiais não produtivos já estão presentes no ambiente online de forma mais intensa e apresenta garantias de segurança e redução de custos operacionais e otimização de tempo. E, a CorporativoSupply conta com linhas de Material de Escritório, Higiene e Limpeza, Eletrônicos e Copa e Cozinha, num ambiente completamente online e que ainda é capaz de gerar relatórios das compras por período propiciando uma gestão de compras mais efetiva!