Em tempos de crise econômica, as empresas procuram superar as dificuldades do mercado de diversas formas. E, como a crise tem atingido diversos setores do mercado brasileiro, a área de compras também entrou para o grupo das áreas afetadas. E, por esse motivo, as empresas tem buscado diversas saídas para esta situação, que não necessariamente atacam diretamente na redução de custo.
Uma das alternativas têm sido a transformação do setor, que deixa de ser apenas uma atividade de rotina de aquisição de produtos para se tornar uma ação estratégica e bem elaborada.
Pensando nisso, as empresas normalmente devem focar no aumento da lucratividade atrelada a uma redução de custos. Isso significa trabalhar para trabalhar para aumentar o LAJIDA/EBTIDA por meio da otimização das operações e processos da empresa. Isso entra melhor análise de fornecedores, corte de gastos desnecessários, entre outras ações.
Porém, no cenário da crise, uma das formas de trabalhar a otimização dos recursos é analisar o comportamento da equipe de compras na hora da realização das aquisições de produtos e avaliação de fornecedores, verificando como é possível trabalhar o estoque de forma a levar uma maior rentabilidade para o financeiro, mesmo que isso comprometa o custo unitário do produto. Para fazer isso, é necessário não necessariamente considerar apenas o custo de produto, mas contar, por exemplo, com o uso da tecnologia para realizar as compras corporativas.
Comportamento na realização das compras
Nós já falamos aqui no Blog, sobre a atenção que se deve dar ao estoque, se é realmente necessário ter uma quantidade de produtos estocados quando sua demanda não é tão alta, seu giro é menor ou há vida útil. E isso, é um reflexo do comportamento do setor de compras. É preciso pensar se o que vale mais, nos dias de hoje, é ter produto em estoque, ou possuir capital de giro, ou seja, ter uma certa quantia em dinheiro em mãos, para que caso precise, possa usar, em vez de todo este capital estar investido em estoque.
Então, vale a pena considerar as possibilidades de:
- Realizar as compras apenas quando há necessidade e optar por ter maior comodidade e agilidade na entrega, mesmo pagando uma quantia um pouco maior
- Planejar melhor os recursos e avaliar as necessidades de material perecível, contando com fornecedores que possuem entregas mais rápidas e fáceis, ao invés de menor custo de produto
E, assim, tem uma quantia de capital em caixa para giro financeiro, do que obter descontos no momento da compra e acabar por ter um estoque com imobilizados, acumulando capital.
Uso da Tecnologia
E, outra alternativa para superar estes momentos de crise e otimizar tempo com as compras corporativas é usando a tecnologia como suporte para a equipe. A tecnologia pode ser muito mais do uma simples aliada, ela pode ser a válvula que propicie otimização do tempo, facilidade e agilidade para realizar as compras da empresa ou organização.
Geralmente, as negociações com os fornecedores são feitas por telefone ou pessoalmente, quando feitas por telefone, as ligações possuem alto custo e podem variar de acordo com a região e a operadora, e, pessoalmente, precisa haver deslocamento de alguma das partes interessadas, além de que, toma-se um tempo muito grande para os dois modelos.
As compras realizadas por plataformas online, permitem que o contato com o fornecedor seja feito sem que seja necessário sair do escritório, além de que, o controle das compras pode ser feito por essas plataformas, economizando os gastos com impressos, que, também, ocupam espaço e podem acabar se perdendo. E, o tempo gasto pelos gestores de compra no atendimento e no gerenciamento dos pedidos poderá ser substituído pela tecnologia eletrônica, abrindo caminho para decisões de caráter estratégico.
Concluindo
Assim, podemos perceber que as empresas, nos dias de hoje, devem repensar como devem agir no momento de realizar suas compras, buscando alternativas e métodos que sejam mais vantajosos com a finalidade de reduzir custos e otimizar tempo.
E, para te ajudar a gerir o setor de compras da sua empresa, a CorporativoSupply ainda conta um sistema que permite gerar relatórios dos produtos pedidos durante o mês e apresenta visualmente os valores e qual produto foi mais pedido, assim, gerando maior controle sobre as compras da empresa.
Além de ser uma plataforma completamente online e que permite que suas compras sejam realizadas diretamente com contato com o fornecedor, sem precisar se deslocar ou utilizar o telefone, permitindo que o setor de compras foque em novas estratégias de planejamento que ofereçam vantagem para a empresa.